Mulheres com menos de 40 anos evidenciaram-se como principais consumidoras e compradoras Frescura e pre�os acess�veis tornam o Vinho Verde mais apetec�vel nos EUA
Os EUA são o principal mercado de exportação para o Vinho Verde e os n�meros tendem a aumentar. Durante a Vinho Verde Week, uma iniciativa organizada em Nova Iorque, que contou com a participa��o de 24 entidades (16 restaurantes e oito comerciantes), a opini�o dos norte-americanos foi generalizada – o Vinho Verde � a bebida ideal para um dia quente de Ver�o. A ac��o contou com a participa��o de cerca de 350 consumidores nas provas que decorreram em lojas e abrangeu ainda centenas de outros consumidores e clientes dos restaurantes aderentes.
Destaque para as mulheres, com menos de 40 anos, que se evidenciaram como as principais consumidoras e compradoras de Vinho Verde no decorrer da iniciativa. Grande parte dos consumidores apontou a acessibilidade e a frescura dos vinhos como os factores mais atractivos. Apesar de em alguns pontos o Vinho Verde Ros� ter esgotado, os consumidores demonstraram maior interesse pelos vinhos mais secos.
Esta iniciativa organizada pela Comissão de Viticultura da Regi�o dos Vinhos Verdes (CVRVV) permitiu mostrar o vasto portef�lio de Vinhos Verdes, salientando caracterásticas t�o apetec�veis como o aroma, a leveza, a frescura e os pre�os acess�veis. Paralelamente �s provas e degusta��es, os consumidores tiveram acesso a dados e informações referentes � Regi�o, ao vinho e ao seu consumo, numa ac��o que para além de promocional primou pelo car�cter informativo e esclarecedor. Criar visibilidade e notoriedade para o Vinho Verde, potenciar a experimenta��o do vinho e cativar novos clientes foram os principais objectivos desta iniciativa que estar� de volta a Nova Iorque no próximo ano. At� l�, a CVRVV admite realizar ac��es semelhantes em outras cidades norte-americanas.
Para além de se dirigir ao consumidor final, a Vinho Verde Week permitiu ainda desenvolver algumas ac��es de sensibiliza��o e forma��o junto dos profissionais dos restaurantes que aderiram � iniciativa, incentivando o atendimento e aconselhamento mais profissionalizado sobre o consumo do Vinho Verde e as suas harmoniza��es.
Em 2009, os EUA foram o principal mercado de exportação para o Vinho Verde, representando 27% da exportação global. At� ao final do ano, foram exportados para aquele mercado cerca de 3 milhões e 100 litros (equivalente a 6 milhões e 162 mil euros).
Fonte: Mediana
|
Apontadores relacionados: |
Artigos |
|
S�tios |
|
|
[ �cran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
|
|