A 17ª edição da Biofesta, mostra de projetos de agricultura biológica, ambiente e sustentabilidade do concelho da Moita, realiza-se em 04 de junho no Largo da Capela, no Rosário, anunciou a autarquia.
Segundo a Câmara Municipal da Moita, no distrito de Setúbal, a iniciativa visa assinalar o Dia Mundial do Ambiente (que se comemora em 5 de junho), colocando em destaque produtos biológicos e projetos na área da sustentabilidade ambiental, entre os quais a produção de plantas halófitas (salicórnia, etc.), representada pela Salina Greens.
No que respeita à redução do desperdício alimentar, a Escola Técnica Profissional da Moita apresentará algumas propostas enquanto a Confraria da Urtiga, de Fornos de Algodres, levará à Biofesta produtos inovadores tais como o pão, a alheira, o ‘gin’ e a cerveja de urtiga.
A iniciativa decorre entre as 9:30 e as 19:00, com exposição e venda de produtos, bem como um programa de animação musical e divulgação das diversas temáticas representadas.
Produtores de agricultura biológica, projetos e associações locais e regionais, o primeiro vinho biológico da Península de Setúbal, produzido pela Herdade do Alto do Pina, e também uma mostra do trabalho desenvolvido neste ano letivo pelos estabelecimentos escolares participantes no projeto municipal “Agricultura Biológica e Compostagem nas Escolas” vão partilhar o espaço, com cerca de 20 ‘stands’.