MIXED: O novo projeto H2020 com o objetivo de explorar diferentes tipos de sistemas agroflorestais mistos

MIXED: O novo projeto H2020 com o objetivo de explorar diferentes tipos de sistemas agroflorestais mistos

Iniciou a 01 de outubro de 2020 um novo grande projeto do programa H2020, o MIXED – Multi-actor and transdisciplinary development of efficient and resilient MIXED farming and agroforestry-systems. O MIXED é um projeto liderado pela Universidade de Aarhus, na Dinamarca e pelo International Centre for Research in Organic Food Systems (ICROFS), constituído por 19 parceiros, de 10 países diferentes da UE, entre os quais a CONSULAI, que irão explorar diferentes tipos de sistemas agroflorestais mistos, onde se inclui o Montado em Portugal. Neste sistema agroflorestal, o projeto está a ser implementado pela CONSULAI, como coordenadora da newtork, e pelo  Instituto Superior de Agronomia (ISA), como parceiro académico.

Os princípios da agricultura nos “bons velhos tempos” podem inspirar soluções sustentáveis para o futuro. Em vez de avançar para um grau de especialização mais elevado, este novo grande projeto tem como grande objetivo perceber os benefícios deste tipo de sistemas tanto em termos de sustentabilidade em geral, como resistência às alterações climáticas, melhor utilização dos nutrientes e biodiversidade, aumentando no geral a eficiência das explorações agrícolas.

“Vivemos num mundo dinâmico, confrontados com as alterações climáticas e grandes mudanças nas políticas agrícolas e condições-quadro. Problemas graves são causados por estas mudanças, se não tivermos sistemas de produção agrícola robustos e resilientes. Por conseguinte, tentaremos desenvolver sistemas que sejam simultaneamente economicamente eficientes com produtos competitivos de alta qualidade, e simultaneamente resilientes às mudanças e eficientes no cumprimento dos objetivos climáticos e ambientais” diz o Professor Tommy Dalgaard, o Coordenador do Projeto da Universidade de Aarhus.

Durante os quatro anos de duração do projeto, o objetivo é desenvolver diferentes rede em toda a Europa, alcançando sistemas agrícolas e agroflorestais mistos distintos. Para além da aprendizagem entre os parceiros, será também criada uma base de conhecimento científico sobre os vários métodos e sistemas que podem ajudar a desenvolver o sector agrícola europeu numa direção sustentável.

Assim, o H2020 MIXED é um projeto multi-actores para impulsionar o desenvolvimento de Sistemas Agrícolas e Agroflorestais Mistos Europeus (MiFAS) que visam:

    • Otimizar a eficiência e utilização de recursos;
    • Reduzir as emissões de GEE;
    • Mostrar maior resiliência às alterações climáticas, considerando vantagens e limitações agronómicas, técnicas, ambientais, económicas e sociais.

O projeto irá, através de um processo participativo e transdisciplinar, desenvolver, melhorar e implementar MiFAS eficientes e resilientes em colaboração entre redes de agricultores biológicos e convencionais, consultores, investigadores e outros agentes da cadeia de valor.

“Não é todos os dias que ganhamos um projeto assim, e não tenho dúvidas de que o conhecimento que adquiriremos com este projeto ajudará a aumentar a sustentabilidade e a resiliência da agricultura em Portugal e na Europa, principalmente em relação às alterações climáticas” diz Cláudia Marques dos Santos Cordovil, professora do ISA e coordenadora do projeto MIXED nessa universidade.

“Como coordenadores da network em Portugal, na CONSULAI, queremos contribuir para um sistema de Montado mais eficiente, resiliente e sustentável, através de um trabalho multidisciplinar envolvendo todos os agentes da cadeia de valor. Por isso entendemos que este projeto será uma mais-valia para o setor.” afirma ainda Carolina Ramos, responsável do projeto na CONSULAI.

Já estão disponíveis as redes sociais do projeto H2020 MIXED: FacebookTwitter e LinkedIn! Siga as redes sociais para saber mais sobre  os resultados do H2020 MIXED, novos eventos e workshops do projeto, incluindo diferentes temas sobre o setor agroflorestal na Europa.

Para mais informações sobre a network portuguesa, artigos e notícias relacionadas com o H2020 MIXED, consulte ainda o website do projeto: https://projects.au.dk/mixed/

O artigo foi publicado originalmente em Consulai.

Comente este artigo
Anterior Nuno Correia, FPAS: Panorama das exportações Portuguesas
Próximo V Jornadas de Equinicultura: Balanço

Artigos relacionados

Notícias apoios

Agricultores de Vila Real pedem apoios a fundo perdido

Os agricultores de Vila Real estão a pedir apoios a fundo perdido, depois de o granizo que caiu durante o fim de semana ter destruído […]

Últimas

Trabalhadores da apanha da Cereja do Fundão com máscaras reutilizáveis e solidárias

Os produtores de Cereja do Fundão vão receber quatro mil máscaras para distribuir pelos trabalhadores, de modo a garantir uma “colheita […]

Últimas

GPP divulga nova edição da publicação CULTIVAR com o tema “Ensino Agrícola”

Com esta edição n.º 17 da CULTIVAR – Cadernos de Análise e Prospetiva, dedicada à temática do Ensino Agrícola, o Gabinete de Planeamento, […]