No seguimento do trabalho que a OLIVUM – Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal tem desenvolvido, no sentido de solicitar que o Caroço de Azeitona proveniente da separação do bagaço seja considerado biomassa, as duas Entidades competentes neste âmbito visitaram no sábado, 30 de novembro, um Lagar no concelho de Beja para analisar, in loco, o processo de extração do azeite. Ao que se seguiu uma visita à sede da Olivum onde foi comunicada pela Srª Ministra a intenção de avançar com esta alteração.
Após várias missivas do setor sobre a relevância e urgência de resolução desta temática a Srª Ministra do Ambiente, Professora Maria da Graça Carvalho e o Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Engenheiro José Pimenta Machado, assumiram a intenção de alterar a classificação do caroço de azeitona de resíduo para subproduto.
“Esta visita foi mais um passo na resolução de um problema para o qual o setor tem envidado esforços há já algum tempo”, refere a diretora executiva da Olivum, Susana Sassetti, sublinhando a importância da proximidade entre as Entidades e o setor.
Fonte: Olivum