Além disso, o congresso conta para sua organização com o apoio de instituições como o Conselho Oleícola Internacional (COI); o CIHEAM; a Fundação Dieta Mediterrânea e diversas entidades públicas e privadas, como a Junta de Castilla-La Mancha, com sua marca Campo y Alma; SOM Gastronomia da Generalitat da Catalunha; o Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação por meio de “Alimentos de España”; o Instituto Madrileno de Investigação e Desenvolvimento Rural, Agrário e Alimentar (Imidra); AgroBank; GEA; a Interprofissional do Azeite de Oliva Espanhol; Casa Gallo e Filippo Berio
O Ministério da Agricultura e do Mar de Portugal confirmou o seu apoio ao Olive Oil World Congress (OOWC), que será realizado no país vizinho em 2026, como Patrocinador Institucional, juntando-se assim a um projeto que já conta com o patrocínio de diversas entidades e organizações. Com esta adesão, também se incorporam Gallo, como Patrocinador Ouro, e Filippo Berio como Patrocinador Prata.
Até o momento, o congresso conta para sua organização com o apoio de instituições como o Conselho Oleícola Internacional (COI); o CIHEAM; a Fundação Dieta Mediterrânea e várias entidades públicas e privadas, como a Junta de Castilla-La Mancha, com sua marca Campo y Alma; SOM Gastronomia da Generalitat da Catalunha; o Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação através de “Alimentos de España” e o Instituto Madrileno de Investigação e Desenvolvimento Rural, Agrário e Alimentar (Imidra) como patrocinadores institucionais. No setor privado, o congresso conta com o apoio de AgroBank, GEA e da Interprofissional do Azeite de Oliva Espanhol.
A colaboração articulará ações conjuntas de divulgação, conexão setorial e transferência de conhecimento para melhorar a competitividade do setor, acelerar a sua sustentabilidade e impulsionar a sua projeção internacional.
Em 2026, com o Ministério da Agricultura e do Mar como Patrocinador Institucional e com o apoio de novos patrocinadores, o OOWC orientará suas atividades intercongressos para iniciativas alinhadas com as prioridades do projeto e com a disponibilidade de recursos. As ações concretas serão definidas e comunicadas à medida que o planejamento avance, com o objetivo de gerar sinergias e oportunidades para toda a cadeia de valor, sem assumir compromissos que excedam o alcance do acordo. O programa já está em desenvolvimento e, em breve, serão divulgadas as datas e o local do evento.
“Esta aliança reforça o nosso compromisso com um setor estratégico para o país. Queremos impulsionar a qualidade, a sustentabilidade e a internacionalização do azeite de oliva português, criando mais valor para produtores e consumidores”, afirma José Manuel Fernandes, do Ministério da Agricultura e do Mar de Portugal.
Por sua vez, Ricardo Migueláñez, coordenador-geral do projeto, acrescenta que “este acordo nos posiciona na conversa internacional sobre o azeite de oliva. Permitirá estabelecer alianças com fóruns e centros de referência na Europa e no Mediterrâneo, abrindo novos canais de colaboração e negócios para todo o setor.”
Em suma, a colaboração entre o Ministério da Agricultura e do Mar de Portugal e o OOWC estabelece um marco estável de trabalho para crescer em valor, acelerar a sustentabilidade e impulsionar a internacionalização do setor do azeite de oliva nos próximos anos.
Quem tiver interesse em participar pode obter informações através da Secretaria Técnica do OOWC pelo telefone 91 721 79 29 ou enviando um e-mail para info@oliveoilwc.com.
Fonte: OOWC











































