Mês de março: Quente e muito seco em Portugal

Mês de março: Quente e muito seco em Portugal

A temperatura média no globo em março de 2021 foi 0.2 °C superior à média de 1991-2020. Foi o 8 º valor mais alto para o mês de março; os sete marços mais quentes ocorreram já depois de 2010.
Na Europa a o valor médio da temperatura média do ar foi próximo do valor médio.

Em Portugal continental o mês de março, classificou-se como quente e muito seco (Fig. 1).

O valor médio de temperatura média do ar, 12.57 °C, foi 0.66 °C superior ao valor normal 1971-2000.
O valor médio de temperatura máxima do ar foi +1.65 °C superior à normal, sendo o 5º maior valor desde 2000; o valor médio de temperatura mínima do ar foi -0.34 °C inferior ao valor normal.

De destacar ao longo do mês valores de temperatura máxima superiores à normal mensal entre 14 e 18 e a partir de dia 22, sendo de realçar os dias 28 e 31 com desvios > +6 °C.
No dia 31 foram ultrapassados os maiores valores de temperatura máxima em algumas estações meteorológicas, sendo de destacar Elvas (30.1 °C) e Aveiro (29.8 °C), estações com séries longas, desde 1941 e 1981, respetivamente.

O valor médio da quantidade de precipitação em março, 15.3 mm, foi muito inferior ao valor normal 1971-2000 e corresponde a apenas 25 %.

De acordo com o índice PDSI no final de março algumas regiões do território voltaram a estar na classe de seca fraca (vale do Douro, vale do Tejo, Alentejo e Algarve).
A distribuição percentual por classes do índice PDSI no território é a seguinte: 0.6 % chuva fraca, 81.3 % normal e 18.1 % seca fraca.

Este documento trata-se de um resumo climatológico, para conhecer o boletim climatológico deste mês com a informação completa, aguarde até à sua publicação e colocação no link: https://bit.ly/3p0J104

O artigo foi publicado originalmente em IPMA.

Veja a previsão do tempo e a melhor altura para pulverizar na nossa página de Meteorologia powered by Syngenta.

Comente este artigo
Anterior Oferta de emprego - Engenheiro Agrónomo - Lourinhã
Próximo Comunicação entre bactéria no intestino de cavalos com células melhora o desempenho

Artigos relacionados

Ofertas

Oferta de emprego – Engenheiro Agrónomo – Cadaval

O AgrícolaProf é uma empresa de comercialização e apoio técnico aos agricultores, que pertence ao Grupo Agriloja. No âmbito da sua estratégia de expansão e desenvolvimento a nível […]

Últimas

Mais de 1000 kg de Kiwis de Portugal distribuídos em parceria com a TAP

Os KIWIS de Portugal, marca criada pela Associação Portuguesa de Kiwicultores, viajaram com a TAP entre os dias 24 e 28 de junho, […]

Últimas

STET apresenta novas variedades de batata

A STET Holland vai apresentar um novo catálogo de variedades de batata, em pleno campo, no qual poderá ser observado o comportamento das variedades instaladas. […]