O Município de Proença-a-Nova reabre o seu Mercado Municipal, no próximo dia 30 de Abril, às quinta-feiras das 8 às 13 horas, mas sob medidas de segurança e higiene “mais exigentes” devido ao facto do surto pandémico da Covid-19 e “atendendo às normas emanadas pela DGS [Direcção-Geral de Saúde]”, informa o presidente da autarquia, o socialista João Lobo.
Uma medida já pedida pela ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, em carta enviada a todos os autarcas do País.
Assim, a entrada e disposição dos produtos, por parte dos produtores, será feita das 7 às 8 horas e a retirada das 13 às 14 horas.
No Mercado Municipal apenas serão permitidos os produtores com concessão de banca devidamente autorizada.
Acesso aos clientes
O acesso aos clientes ao interior das instalações do Mercado Municipal está condicionado ao cumprimento das seguintes regras, que estarão afixadas no local:
- circulação máxima de 6 pessoas, excluindo vendedores e funcionários;
- uso obrigatório de máscara;
- lavagem das mãos à entrada com gel alcoólico desinfectante, disponibilizado pela Câmara;
- distanciamento mínimo de 2 metros entre cada cliente em fila e de 2 metros entre cliente e vendedor;
- proibição de consumo dos produtos no interior do edifício do Mercado Municipal.
Prioridades
Acrescenta a autarquia que os consumidores com idade superior a 65 anos terão prioridade, bem como todos os cidadãos que usufruem de prioridade de acordo com a Lei.
A Câmara Municipal de Proença-a-Nova acrescenta que “haverá apenas um local de entrada e outro de saída, que serão controlados por funcionários do município, e em colaboração com a GNR”.
Agricultura e Mar Actual