Após o sucesso da primeira edição, o Mercado Fora d’Horas ressurge em 2017 com três noites dedicadas aos sentidos: o olfato, a audição e a visão.
O Mercado Fora d’Horas é um evento gastronómico sobre cultura local, ocorre no Mercado Municipal de Silves e teve origem num projeto de design comunitário que procura consciencializar sobre as vantagens dos produtos locais envolvendo a comunidade relacionada com o mercado.
A proposta programática do Mercado Fora d’Horas concentra-se nas qualidades gastronómicas do espaço do Mercado Municipal de Silves e em como o design pode ser um impulsionador ativo de preservação cultural. Conta com diferentes atividades: abertura do mercado à noite, mercado de produtores, mercado de artesanato, jogos sobre produção local, momentos relacionados com a gastronomia, música, animação de rua, apresentação de produtores e exposição temática.
No decorrer do evento misturamos valores tradicionais com criações contemporâneas, em ações de sensibilização sobre as tradições dos mercados municipais no contexto mediterrânico. O foco da mensagem que pretendemos passar aos visitantes são as tradições alimentares, a cultura local e os produtos de proximidade.
Assim apresentamos o Mercado Municipal de Silves enquanto espaço comunitário e local de celebração da alimentação algarvia.
O evento terá entrada livre, nele e o visitante terá a oportunidade de adquirir bens de produção local, experimentar um dia diferente em torno da gastronomia local e ocorrerá entre as 19.00h e as 24.00h.
Nesta 2ª edição do evento teremos noites temáticas
7 Junho 2017 – Os Cheiros (dedicado às ervas aromáticas e temperos),
5 Julho 2017 – Os Sons (dedicado a histórias sobre comida),
9 Agosto 2017 – A Visão (dedicado à apresentação da comida, como podemos interpretar comida visualmente).
A organização é da Junta de Freguesia de Silves, com coordenação de Alexandra Santos, apoiado pelo Município de Silves.
A origem deste evento foi um projeto de design comunitário, Consumirlocal, que explora como o design pode auxiliar a comunidade a relacionar-se com os espaços de consumo e foi concebido no âmbito do Mestrado Design Comunicação para Turismo e Cultura- UAlg-ESEC da Universidade do Algarve UAlg de autoria de Alexandra Santos, sob a orientação de Joana Lessa, Phd.
Discussão sobre este post