Mariana Alves reparou que durante os confinamentos e restrições da pandemia andava a “beber mais chá”: criou a marca Karavela e desenvolve receitas com ervas e frutas de pequenos produtores biológicos. O chá do Natal sabe a floresta e olival, entre folhas de oliveira, eucalipto e lúcia-lima.
O Chá Karavela “foi uma ideia da pandemia”, explica Mariana Alves. No ano passado, aos 19 anos, esta estudante de Engenharia Mecânica que desde pequena se habituou a “beber infusões em folha”, notou que, com os confinamentos e restrições impostas pela pandemia de covid-19, andava a “beber mais chá”. E se isso se passava com ela, era natural que se passasse com mais pessoas.
Pensou então que poderia criar uma oferta de chás diferente dos de saqueta que encontramos em todos os supermercados. “Os nossos chás são 100% naturais, sem aromas adicionados, sem químicos ou conservantes. Têm apenas a planta do chá e ervas aromáticas”, descreve, sublinhando que a Chá Karavela trabalha exclusivamente com pequenos produtores locais para poder assegurar-se da qualidade dos produtos e “das condições de trabalho”.
Apesar de estes serem biológicos, a marca ainda não pode ser certificada como tal, mas pretende vir a sê-lo no futuro. “Demos muita importância à qualidade de matéria-prima porque os nossos chás não têm qualquer tipo […]