Assinala-se em 2023 o décimo aniversário da marca “Flores do Montijo”, relativa ao produto da floricultura oriundo da região do Montijo. Esta marca foi criada em 2013 pela Associação Portuguesa de Produtores de Plantas e Flores Naturais (APPPFN), tendo como objectivo o «reconhecimento da qualidade dos seus produtos», bem como a «divulgação do sector e da região».
A APPPFN sublinha que a marca “Flores do Montijo” resultou «da união entre os produtores de flores do Montijo», os quais «ambicionam a promoção e incentivo ao consumo da produção nacional». De acordo com a APPFN, «a floricultura é um dos maiores sectores económicos da região», sendo esta «responsável por cerca de 70% da produção de flores de corte em estufa» em Portugal.
A região do Montijo contabiliza mais de 30 empresas dedicadas a produção e comércio de flores e mais de 1.000 postos de trabalho directos nesta actividade, sendo que, em termos de área, conta com cerca de 200 hectares de flores e plantas produzidas em estufa e cerca de 70 hectares de flores e plantas produzidas em ar livre. O certame “Festa da Flor”, de periodicidade anual e associada ao mote “Montijo Capital da Flor”, é organizado pela Câmara Municipal do Montijo, em parceria com a APPPFN e com a marca “Flores do Montijo”.
O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.