Em causa está o abate de cerca de 200 sobreiros. Quercus exige que seja efetuada uma auditoria detalhada sobre os incumprimentos ao estabelecido no projecto e que o resultado seja divulgado.
A instalação de um parque solar nas freguesias de Vila Chã de Ourique e União das freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta, no concelho do Cartaxo e na freguesia de Almoster, Póvoa da Isenta e União de Freguesias da Cidade de Santarém, vai obrigar ao abate de cerca de 200 sobreiros, denuncia a Quercus através de nota divulgada na quinta-feira.
O projecto Parque Solar Escalabis (PSE) consiste na substituição de três centrais fotovoltaicas, já licenciadas: as centrais fotovoltaicas de Encarnado (45 MVA), de Casal do Paúl (45 MVA) e de Alforgemel (45 MVA), que vão concentrar toda a sua produção numa só. Estas centrais não foram sujeitas a Avaliação de Impacte Ambiental, “uma vez que a tal não eram obrigadas pela legislação vigente” refere-se no Estudo de Impacte Ambiental elaborado para o conjunto dos três projectos.
Contudo a concentração das estruturas solares “está a gerar contestação social” no Casal de Além, no concelho da Azambuja, sublinha a Quercus, frisando que o PSE foi aprovado “em grande parte”, para ocupar terrenos […]