Mais de 200 médicos disponibilizam-se para ajudar populações em Pedrógão Grande

Mais de 200 médicos disponibilizaram-se para ajudar populações nos centros de saúde de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, informou o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM).

Carlos Cortes lançou o apelo na segunda-feira, nas redes sociais e através de um e-mail endereçado a nove mil médicos da região Centro, sendo que já “mais de 200 médicos” mostraram disponibilidade para prestar apoio no terreno, disse à agência Lusa.

O pedido “de apoio urgente” surgiu na sequência do apelo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Pinhal Interior Norte e as respostas “vieram de todo o país, incluindo ilhas”, de profissionais que “se dispõem a tudo o que for necessário”, sublinhou Carlos Cortes.

O presidente da SRCOM acredita que a oferta de médicos para a região afetada pelo incêndio que começou no sábado, em Pedrógão Grande, “é muito superior em relação à necessidade”, mas relatou que, neste momento, também Góis, no distrito de Coimbra, “pede médicos”.

“Os médicos estão dispostos a fazer tudo”, realçou, referindo que nos centros de saúde da zona surgem “situações mais urgentes de intoxicações, queimaduras ou stress”, mas há que atender também a casos indiretamente relacionados com o incêndio.

“Numa área com muita gente idosa, com diferentes patologias, seja diabetes ou problemas cardiovasculares, os doentes estão todos a descompensar, porque deixaram de tomar a sua medicação”, frisou Carlos Cortes, considerando que, em alguns casos, esses doentes poderão ter de ser transferidos para um hospital.

Comente este artigo
Anterior Espargos: mais houvesse, mais se venderia!
Próximo ISA: Questionário sobre os espaços florestais da região da Beira Interior Norte.

Artigos relacionados

Internacional

Newly identified protein could help safeguard plants against climate change

[Fonte: GLP] A team of scientists from the United States announced that they have identified the protein in plants responsible for its cellular defense against excessive light, […]

Nacional

AgroSemana. Feira Agrícola do Norte recebeu 90 mil visitantes. Maquinaria, agronegócio e muitos políticos

A 7.ª edição da AgroSemana – Feira Agrícola do Norte, que se realizou de 29 de Agosto a 1 de Setembro, […]

Notícias meteorologia

Previsão de longo prazo – 06 jan. a 02 fev. 2020

Precipitação total com valores abaixo do normal e temperatura média semanal com valores acima do normal […]