Mais de 200 médicos disponibilizam-se para ajudar populações em Pedrógão Grande

Mais de 200 médicos disponibilizaram-se para ajudar populações nos centros de saúde de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, informou o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM).

Carlos Cortes lançou o apelo na segunda-feira, nas redes sociais e através de um e-mail endereçado a nove mil médicos da região Centro, sendo que já “mais de 200 médicos” mostraram disponibilidade para prestar apoio no terreno, disse à agência Lusa.

O pedido “de apoio urgente” surgiu na sequência do apelo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Pinhal Interior Norte e as respostas “vieram de todo o país, incluindo ilhas”, de profissionais que “se dispõem a tudo o que for necessário”, sublinhou Carlos Cortes.

O presidente da SRCOM acredita que a oferta de médicos para a região afetada pelo incêndio que começou no sábado, em Pedrógão Grande, “é muito superior em relação à necessidade”, mas relatou que, neste momento, também Góis, no distrito de Coimbra, “pede médicos”.

“Os médicos estão dispostos a fazer tudo”, realçou, referindo que nos centros de saúde da zona surgem “situações mais urgentes de intoxicações, queimaduras ou stress”, mas há que atender também a casos indiretamente relacionados com o incêndio.

“Numa área com muita gente idosa, com diferentes patologias, seja diabetes ou problemas cardiovasculares, os doentes estão todos a descompensar, porque deixaram de tomar a sua medicação”, frisou Carlos Cortes, considerando que, em alguns casos, esses doentes poderão ter de ser transferidos para um hospital.

Comente este artigo
Anterior El consumo de zumo envasado en España cae más de un 15 % en el último lustro
Próximo Irish cheddar makers urge post-Brexit state aid

About author

Artigos relacionados

Nacional

Há uma centena de estrangeiros interessados em investir no património português

[Fonte: Dinheiro Vivo – empresas]
O apetite dos investidores pelo património imobiliário nacional está a crescer. No âmbito do Revive, programa que dá uma segunda vida a património devoluto, mais de quatro centenas de investidores contactaram o governo a pedir informações. […]

Nacional

Prémio Nacional de Agricultura 2018

[Fonte: Jornal De Negócios]

O Prémio Nacional de Agricultura 2018 tem por objetivo Promover, Incentivar e Premiar os casos de sucesso dos sectores da Agricultura e Agro-indústria, Florestas e Pecuária nacionais. Pretende-se premiar projetos e iniciativas que se distingam como os casos portugueses de sucesso enquadrados nas categorias de Empresas/ENI, […]

Últimas

Curso de Técnicos de Organização de Cadeias de Abastecimento – 10 de Janeiro 2018 – Vila Verde

[Fonte: Rede Rural Ncional]
A ATAHCA – Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem Cávado e Ave, no âmbito do trabalho que tem desenvolvido na área da comercialização em circuitos curtos, vai promover o “Curso de Técnicos de Organização de Cadeias de Abastecimento”, […]