A candidata do PS à presidência da Câmara Municipal de São Vicente tem na agricultura um dos pontos centrais do seu projeto para o concelho. Helena Freitas considera fundamental a criação de um mercado local que permita aos agricultores escoar a sua produção.
“A atividade económica de São Vicente assenta em grande medida no setor primário. É chegado o momento de olhar de uma forma estratégica para este setor e ir mais além do que a simples criação de caminhos agrícolas, que são obviamente necessários. Os agricultores têm de ser apoiados para que possam ter uma atividade sustentada e sustentável”, aponta Helena Freitas.
É por esse motivo que a candidata apresenta a criação de um mercado local como uma das suas propostas para dinamizar a agricultura no concelho. “Faz todo o sentido São Vicente ter um mercado local como parte integrante de uma estratégia de desenvolvimento deste setor económico, com capacidade de valorizar outras áreas como o turismo. Considero importante incentivar à prática da agricultura biológica, valorizar os nossos produtos regionais e integrá-los na oferta da hotelaria e restauração”, avança Helena Freitas.
A candidata avança ainda a proposta de criação da marca “São Vicente”, tendo por base a certificação da origem dos produtos locais, a certificação de qualidade da respetiva produção e o desenvolvimento de campanhas de promoção que incentivem o consumo de produtos locais. “É preciso trabalhar de uma forma estruturada, apoiando o associativismo dos produtores para que os produtos locais de São Vicente sejam devidamente valorizados, criando riqueza para o concelho”, concluiu a candidata do PS.
Nota enviada pelo PS Madeira.