Macfrut 2019 de 8 a 10 de Maio

Macfrut 2019 de 8 a 10 de Maio

O Rimini Expo Centre, na cidade de Rimini, Itália, acolhe, de 8 a 10 de Maio, a 36.ª edição da Macfrut, certame internacional dedicado ao sector hortofrutícola. Organizado pela Cesena Fiera, conta com um espaço de exposição, eventos paralelos, um programa de compradores internacionais convidados e algumas novidades.

Uma das novidades é o espaço “Greenhouse Technology Village”, que albergará expositores das áreas de tecnologias, materiais e meios técnicos, sementeira e viveirista. Segundo a organização, este projecto poderá vir a ter continuidade para lá da Macfrut, através da instalação de um centro demonstrativo permanente de cultivo em estufa.

Um dos eventos paralelos é o “Congresso de Fruta Tropical”, cuja segunda edição decorre nos dias 8 e 9. O primeiro dia vai dar uma visão panorâmica sobre toda a fruta tropical – com um foco especial na papaia, na lima e no maracujá –, enquanto o segundo dia terá como protagonista o abacaxi. No dia 10, terá lugar um workshop técnico para profissionais de maturação e processamento da fruta tropical.

No dia 10, realiza-se a primeira edição do congresso internacional dedicado à uva de mesa, designado “Table Grape Meeting”, que visa avaliar a situação actual deste «sector com grande potencial. O evento será composto por duas sessões: na primeira, elementos da fileira italiana da uva de mesa vão falar de inovação varietal; na segunda, irá decorrer uma mesa-redonda com oradores internacionais de países ligados à produção e importação de uva de mesa.

A propósito deste congresso, a organização da Macfrut explica que a Itália tem uma área de produção de uva de mesa de 47.000 hectares e produz cerca de um milhão de toneladas desta fruta. Este volume tona a Itália o principal produtor de uva de mesa na Europa, seguida pela Grécia e por Espanha.

Notícias relacionadas

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.

Anterior Nortada lança cerveja aromatizada com flores de cânhamo
Próximo Observatório considera planos florestais uma "oportunidade perdida"

Artigos relacionados

Nacional

II Jornadas Anipla a 17 de Abril em Lisboa

Durante a tarde de 17 de Abril, tem lugar na Sala de Actos do Instituto Superior de Agronomia (ISA), em Lisboa, […]

Últimas

Ministérios querem menos consumo de água na agricultura, autarquias e turismo

Os ministérios do Ambiente e da Agricultura defenderam hoje que é preciso gastar menos água nas autarquias, agricultura e turismo no Algarve para fazer face a uma “seca estrutural” […]

Últimas

Combate à Vespa Asiática em Cinfães – Balanço de 2018


A Associação de Produtores Florestais de Montemuro e Paiva (APFMP), enquanto Parceiro do Grupo Operacional Vespa (Controlo e minimização de prejuízos da espécie invasora Vespa velutina nigrithorax (Vespa velutina) na produção apícola, […]