O Rimini Expo Centre, na cidade de Rimini, Itália, acolhe, de 8 a 10 de Maio, a 36.ª edição da Macfrut, certame internacional dedicado ao sector hortofrutícola. Organizado pela Cesena Fiera, conta com um espaço de exposição, eventos paralelos, um programa de compradores internacionais convidados e algumas novidades.
Uma das novidades é o espaço “Greenhouse Technology Village”, que albergará expositores das áreas de tecnologias, materiais e meios técnicos, sementeira e viveirista. Segundo a organização, este projecto poderá vir a ter continuidade para lá da Macfrut, através da instalação de um centro demonstrativo permanente de cultivo em estufa.
Um dos eventos paralelos é o “Congresso de Fruta Tropical”, cuja segunda edição decorre nos dias 8 e 9. O primeiro dia vai dar uma visão panorâmica sobre toda a fruta tropical – com um foco especial na papaia, na lima e no maracujá –, enquanto o segundo dia terá como protagonista o abacaxi. No dia 10, terá lugar um workshop técnico para profissionais de maturação e processamento da fruta tropical.
No dia 10, realiza-se a primeira edição do congresso internacional dedicado à uva de mesa, designado “Table Grape Meeting”, que visa avaliar a situação actual deste «sector com grande potencial. O evento será composto por duas sessões: na primeira, elementos da fileira italiana da uva de mesa vão falar de inovação varietal; na segunda, irá decorrer uma mesa-redonda com oradores internacionais de países ligados à produção e importação de uva de mesa.
A propósito deste congresso, a organização da Macfrut explica que a Itália tem uma área de produção de uva de mesa de 47.000 hectares e produz cerca de um milhão de toneladas desta fruta. Este volume tona a Itália o principal produtor de uva de mesa na Europa, seguida pela Grécia e por Espanha.