Live: Balanço de Campanha da Batata 2020

O Balanço da Campanha da batata 2020, realizou-se em formato webinar no dia 21 de Janeiro de 2021. Este evento promovido pela Porbatata em parceria com o COTHN é dirigido a todos os profissionais do sector da batata, pretende abordar os aspectos agronómicos e de mercado mais relevantes da campanha do ano 2020.

Num formato totalmente diferente, a sessão abriu com as boas vindas de Sérgio Ferreira o actual Presidente da Direcção da Porbatata e a apresentação da Miss Tata, a marca colectiva criada para a promoção da batata portuguesa, quer a nível nacional quer internacional.

A seguir e numa sessão bastante elucidativa, João Nuno Barbosa Chefe de Divisão de Inspeção Fitossanitária e de Materiais de Propagação Vegetativa da Dgav, apresentou as implicações da saída do Reino Unido da União Europeia, na importação e exportação de produtos e mais propriamente de batata com a União Europeia.
De seguida Arlindo Pereira, representante da empresa Jose Guerra, Lda, apresentou o Balanço da campanha no que diz respeito à batata de indústria e concluiu que se prevê que na próxima campanha haverá redução de área de batata de indústria.

Patrícia Ribeiro, representante da empresa Manuel Patrício, apresentou o Balanço em relação a batata de consumo e concluiu que os desafios futuros são grandes, sendo a aposta cada vez mais no produto nacional certificado, que oferece garantias de qualidade e segurança alimentar, além de sustentável e amigo do ambiente.

Comente este artigo
Anterior 8ª Sessão Especial ATF-EEAP debate contributos da produção animal para a biodiversidade e saúde dos solos
Próximo Revista anual da Porbatata 2ª edição - 2020

Artigos relacionados

Nacional

Um ano e meio depois, ainda não está concluída investigação a crimes ambientais no Tejo

Veja também:

Quase um ano e meio depois, não está concluída a investigação do Ministério Público às suspeitas de crime ambiental no rio Tejo, […]

Eventos

Seminário Dia da Amêndoa – 6 de março – Portel

Seminário Dia da Amêndoa – 6 de março – Portel […]

Notícias florestas

Limpar as florestas nacionais vai dar benefícios fiscais

As despesas com operações de limpeza, reflorestação ou gestão das florestas vão ser majoradas em 40% para efeitos de Imposto Sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC) e de Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRS) com contabilidade organizada. […]