No ano em que a Central de Valorização Orgânica comemora 15 anos de existência, a Lipor organizou um webinar dedicado ao tema “Conservação dos solos e sua importância para a sustentabilidade agrícola”.
O evento contou com o contributo de alguns profissionais de referência no sector agrícola, que partilharam com os participantes o seu conhecimento sobre a importância do solo, soluções que implementam para a manutenção e fertilidade do mesmo, bem como algumas dificuldades em encontrar a receita infalível.
Como referiu o moderador desta sessão, Jaime Ferreira, presidente da Direcção da Agrobio, o solo é a base do sistema agrícola e o facto de ser bastante dinâmico requer uma constante avaliação e adaptação. O engenheiro referiu ainda que há um perigo muito grande de erosão nos solos portugueses, o que pode levar à perda de biodiversidade.
Neste sentido, Antónia Guerra, consultor e formador na área da nutrição das plantas, reforçou a importância da introdução da matéria orgânica como fonte de aumento da fertilidade do solo e, consequentemente, da produtividade do mesmo. Referiu ainda que os solos têm um papel extremamente relevante ao nível biológico, como promotores de uma fauna microbiana mais rica e diversa.
No que toca à sustentabilidade, também João Vasconcelos, director de Viticultura da Sogrape, partilha da opinião de que é necessário a implementação de medidas e ferramentas que ajudem ao equilíbrio do ecossistema agrícola e que contribuam para a agricultura sustentável. Sem esquecer, como o próprio referiu, que, para haver sustentabilidade, é necessário a junção da parte económica, social e ambiental.
Para a Lipor, «este foi sem dúvida um evento que contribuiu para que, juntos, se possa acrescentar cada vez mais valor à protecção e defesa dos solos».
O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.
Discussão sobre este post