Lezírias. A maior quinta do país troca de líder amanhã

Lezírias. A maior quinta do país troca de líder amanhã

[Fonte: Expresso]

Os 18 mil hectares da Companhia das Lezírias vão ser geridos, a partir de amanhã, pelo professor da Universidade de Évora, António de Sousa, que sucede a António Saraiva. A Companhia teve o maior volume de negócios de sempre em 2017

António de Sousa regressa amanhã à Companhia das Lezírias, por onde Já passou entre 2010 e 2011. O professor da Universidade de Évora volta agora a ocupar o cargo de presidente do conselho de administração, sucedendo a António Saraiva, que esteve seis anos aos comandos da maior empresa agrícola do país.

A Companhia das Lezírias é uma propriedade pública – com 18 mil hectares de extensão -, situada entre os rios Tejo e Sorraia e dividida pela chamada Reta do Cabo (E.N. 10 entre Vila Franca de Xira e Porto Alto) e produz sobretudo vinho, cortiça, azeite e gado.

António de Sousa, que já conhece os cantos à casa, vai encontrar uma empresa que agora é lucrativa, apesar de ter dado prejuízo até 1995.

O seu antecessor, António Saraiva, conseguiu um lucro de 3,2 milhões de euros em 2017, um valor que fica 54% acima do resultado alcançado no ano anterior. As vendas efetuadas por esta empresa pública agrícola ascenderam a 6,7 milhões de euros, o que constitui o valor mais elevado de sempre nas contas desta herdade. O Estado arrecadou 2,2 milhões de euros em dividendos.

 

O artigo Lezírias. A maior quinta do país troca de líder amanhã foi publicado originalmente em Expresso

Comente este artigo
Anterior SmartFarmer - Apelo ao investimento por alunos da Nova SBE
Próximo Large-Scale Pilots Programme (LSPs) helps bring Europe's best Internet of Things (IoT) innovations to the market

Artigos relacionados

Notícias apoios públicos incêndios

Infografia enviada pela Autoridade Tributária sobre limpeza da floresta

Encontre dentro da notícia a infografia e comunicado do Ministério de Agricultura enviada pela AT aos contribuintes sobre as obrigações em limpeza de mato e floresta.

Nacional

Vitacress presente na Fruit Logistica 2019

[Fonte: ffl revista]

De 6 a 8 de Fevereiro, a Vitacress irá participar como expositora na Fruit Logistica, feira internacional do sector hortofrutícola, que se realiza anualmente em Berlim, na Alemanha. O espaço da empresa no stand C12, no corredor 5.2 (no âmbito da participação conjunta promovida pela Portugal Fresh), […]

Eventos

O futuro da Pequena Agricultura Familiar – 19 de Janeiro 2018 – Póvoa de Varzim

 
A CONFAGRI promove, no próximo dia 19 de Janeiro, um Seminário sobre o Estatuto da Pequena Agricultura Familiar, que se encontra em consulta pública.
Reconhecendo a vital importância desta temática para a promoção do desenvolvimento rural e coesão territorial, a CONFAGRI vem ao encontro das solicitações de várias organizações agrícolas da região norte, […]