Lezírias. A maior quinta do país troca de líder amanhã

Lezírias. A maior quinta do país troca de líder amanhã

[Fonte: Expresso]

Os 18 mil hectares da Companhia das Lezírias vão ser geridos, a partir de amanhã, pelo professor da Universidade de Évora, António de Sousa, que sucede a António Saraiva. A Companhia teve o maior volume de negócios de sempre em 2017

António de Sousa regressa amanhã à Companhia das Lezírias, por onde Já passou entre 2010 e 2011. O professor da Universidade de Évora volta agora a ocupar o cargo de presidente do conselho de administração, sucedendo a António Saraiva, que esteve seis anos aos comandos da maior empresa agrícola do país.

A Companhia das Lezírias é uma propriedade pública – com 18 mil hectares de extensão -, situada entre os rios Tejo e Sorraia e dividida pela chamada Reta do Cabo (E.N. 10 entre Vila Franca de Xira e Porto Alto) e produz sobretudo vinho, cortiça, azeite e gado.

António de Sousa, que já conhece os cantos à casa, vai encontrar uma empresa que agora é lucrativa, apesar de ter dado prejuízo até 1995.

O seu antecessor, António Saraiva, conseguiu um lucro de 3,2 milhões de euros em 2017, um valor que fica 54% acima do resultado alcançado no ano anterior. As vendas efetuadas por esta empresa pública agrícola ascenderam a 6,7 milhões de euros, o que constitui o valor mais elevado de sempre nas contas desta herdade. O Estado arrecadou 2,2 milhões de euros em dividendos.

 

O artigo Lezírias. A maior quinta do país troca de líder amanhã foi publicado originalmente em Expresso

Comente este artigo
Anterior Portugal tem 7.307,55 hectares de milho geneticamente modificado. Mais 3,6%
Próximo Pesticidas podem ser comprados sem cartão mas com declaração da formadora

Artigos relacionados

Nacional

Festival Nacional de Gastronomia – 11 dias de boa mesa em Santarém

[Fonte: O Ribatejo]

O 37.º Festival Nacional de Gastronomia abre as portas esta quinta-feira, 19, e prolongar-se-á até dia 29, na Casa do Campino em Santarém. Em entrevista a O Ribatejo, Luís Farinha, o vereador do turismo com a responsabilidade da organização do Festival, […]

Eventos

VIII Congresso Nacional de Suinicultura- 22 e 23 Junho 2017 – Cartaxo

Conheça hoje o Programa Científico do VIII Congresso Nacional de Suinicultura.
Onde e quando?
O certame que decorrerá no Cartaxo a 22 e 23 de Junho abordará os assuntos mais pertinentes afectos à suinicultura nacional.
Dividido em 5 painéis, os dois primeiros serão dedicados à sanidade animal. […]

Nacional

Sisab Portugal mostrou mais de 500 empresas a 1.700 compradores internacionais

[Fonte: Agricultura e Mar]

A 23ª edição do Sisab Portugal, a maior plataforma de negócios para a exportação de produtos portugueses do sector agro-alimentar, ficou marcada pela inovação dos produtos apresentados pelas mais de 500 empresas portuguesas presentes, “impressionando os 1.700 compradores internacionais vindos de mais de 110 países”, […]