Kiwi nacional é mais apreciado do que o importado

Kiwi nacional é mais apreciado do que o importado

Os kiwis portugueses são mais apreciados do que os kiwis importados. Quem o diz é a Associação Portuguesa de Kiwicultores (APK) que, em parceria com a Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Universidade Católica Portuguesa, realizou recentemente um estudo para identificar os atributos físico-químicos e sensoriais que diferenciam o kiwi nacional.

O estudo decorreu ao longo de dez meses e integrou três amostragens nas quais foram analisadas 28 amostras de kiwis da variedade Hayward, sendo que 18 eram de origem portuguesa.

Entre os indicadores físico-químicos estudados, foram analisados a firmeza, a cor, o grau Brix, o pH, a acidez, a humidade, o teor em cálcio e potássio e os compostos voláteis. A avaliação da qualidade sensorial dos kiwis e da preferência/aceitação do produto envolveu 59 profissionais ligados à produção e/ou comercialização de kiwis e 119 consumidores, tendo sido avaliada a apreciação global (numa escala de “Péssimo” a “Excelente”) e a adequação da doçura, acidez e firmeza (através das avaliações “Insuficiente”, “Adequada”, “Excessiva”).

Os resultados agora divulgados revelam que, na primeira amostragem, centrada na qualidade do produto, foram destacados três kiwis, dois dos quais de produtores nacionais. Já na segunda amostragem, evidenciaram-se na apreciação hedónica quatro kiwis, todos portugueses, e na terceira amostragem também, quatro kiwis, três de origem nacional e um importado.

“A análise dos resultados dos kiwis menos apreciados revelou que a insuficiente doçura e a firmeza excessiva são fatores importante de depreciação para os consumidores, com a perceção da doçura, da acidez e da firmeza a evidenciaram-se como os parâmetros mais importantes da qualidade. Os resultados da avaliação físico-química e sensorial das características do odor e da cor, por outro lado, não indicaram que estes atributos tenham tido um impacto significativo na apreciação hedónica dos kiwis”, conclui a Associação Portuguesa de Kiwicultores.

A produção de kiwi em Portugal tem vindo a crescer, estimando-se que existam já no país cerca de 2800 hectares dedicados à produção deste fruto.

O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.

Comente este artigo
Anterior Observatório Técnico Independente | Relatório de Avaliação do Incêndio de Monchique
Próximo Incêndio de Monchique terá tido origem numa linha elétrica

Artigos relacionados

Sugeridas

Israel suspende exportações de animais vivos a partir de Portugal – DGAV

Portugal não pode exportar animais vivos para Israel, depois de o país ter suspendido temporariamente este processo na sequência de uma irregularidade num dos lotes, indicou a Direção-Geral […]

Nacional

XII Feira Nacional do Mirtilo em Sever do Vouga de 27 a 30 de Junho

Começa amanhã, 27 de Junho, em Sever do Vouga, a 12.ª edição da Feira Nacional do Mirtilo. De periodicidade anual, este evento é promovido pela Câmara Municipal de Sever do Vouga. […]

Últimas

Produtores de sementes têm de estar aprovados pela DGAV

Já está publicada a Portaria n.º 256/2019 que prevê que os estabelecimentos que produzem rebentos se encontrem aprovados pela Direcção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), […]