Jorge Rita, Presidente da Federação Agrícola dos Açores participou como orador no Fórum das Regiões Ultraperiféricas (RUP), que decorreu, ontem dia 20 de maio, em Bruxelas, onde interveio no painel intitulado “POSEI Agricultura – Desafios e Oportunidades”, destacando a importância estratégica do programa POSEI para a agricultura nos Açores e para a coesão territorial da União Europeia. Este painel foi moderado pelo eurodeputado Paulo do Nascimento Cabral e para além de Jorge Rita, contou com a presença de Christophe Hansen, Comissário Europeu para a Agricultura e Alimentação, de José Manuel Bolieiro, Presidente do Governo Regional dos Açores, de Fernando Clavijo Batlle, Presidente do Governo das Canárias, de Gérard Bally, Delegado-Geral da EURODOM e do Vice- Presidente do Parlamento Europeu Younous Omarjee.
Na sua intervenção, Jorge Rita sublinhou que o POSEI tem sido um pilar essencial no desenvolvimento agrícola das RUP, promovendo a valorização do potencial endógeno e garantindo um caminho seguro rumo à autonomia alimentar destas regiões. Defendeu ainda que este modelo bem-sucedido deve servir de base para alargar a abordagem a outros setores cruciais, como os transportes.
Durante a palestra, deixou também um importante alerta para a necessidade urgente de reforçar o envelope financeiro do programa, que permanece inalterado desde 2009. Esta estagnação orçamental, face à inflação acumulada, resultou numa perda de poder de compra superior a 40% para o setor agrícola na região, o que compromete seriamente a viabilidade
económica das explorações e obriga os governos regionais a esforços financeiros que são significativos e insustentáveis. Perante a preparação do novo quadro para o período pós-2027, Jorge Rita reforçou a necessidade de garantir não só a continuidade do programa POSEI, como também a sua atualização anual, ajustada à realidade socioeconómica das Regiões Ultraperiféricas.
A presença de Jorge Rita neste painel reforça o compromisso da agricultura nos Açores e na defesa de uma política europeia de coesão que valorize as especificidades e os desafios únicos enfrentados pelas RUP, garantindo o seu desenvolvimento sustentável e equitativo no seio da União Europeia. Jorge Rita defende que os Açores têm grande importância estratégica, económica e ambiental para a Europa, dado que ampliam a presença, o poder e a relevância de Portugal dentro da Europa — e da própria Europa no mundo, dão à União Europeia um “pé no Atlântico”, abrindo horizontes na segurança, ciência, ambiente e economia, mas em especial na agricultura visto que os Açores são a região com maior produção de leite do País e as expedições agrícolas dos Açores superaram os 458 milhões de euros em 2024, o valor mais alto dos últimos 10 anos. Neste contexto, Jorge Rita felicita o eurodeputado Paulo do Nascimento Cabral pela excelente iniciativa e pela exemplar organização deste evento de grande relevância.
Fonte: Federação Agrícola dos Açores