João Ponte: Feira Nacional de Agricultura é oportunidade para promover qualidade dos produtos dos Açores

O secretário Regional da Agricultura e Florestas dos Açores afirmou hoje, 8 de Junho, em Santarém, que a Feira Nacional da Agricultura constitui mais uma oportunidade para promover a qualidade e dar notoriedade aos produtos agrícolas açorianos.

“A presença dos produtos açorianos num evento desta dimensão constitui uma montra por excelência para a promoção da qualidade das produções regionais, como seja o queijo, o leite, o mel, o ananás, os vinhos e o chá”, referiu João Ponte, que marcou presença na abertura da 56.ª Feira Nacional de Agricultura, que decorre até 16 de Junho.

Para o governante açoriano, a presença de um conjunto tão diversificado de produtos dos Açores neste evento de âmbito nacional contribui “para a sua notoriedade, para aproximar os consumidores, criar oportunidades de negócios, que pode acontecer e, por via disso, podem impulsionar o crescimento das vendas”.

Brinde com leite dos Açores

O secretário Regional da Agricultura e Florestas, que acompanhou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na inauguração da feira, salientou que o stand da Associação Agrícola de São Miguel, onde foi feito um brinde com leite dos Açores, justifica-se plenamente, pela exposição e divulgação que faz dos produtos açorianos.

Curraletas de vinha

A edição deste ano do maior certame do País dedicado à Agricultura tem como tema central a vinha e o vinho.

Para João Ponte, é “uma grande honra e uma grande oportunidade” para os Açores estarem representados na entrada do recinto da Feira Nacional da Agricultura, através das tradicionais curraletas de vinha da ilha do Pico, cuja Paisagem da Cultura da Vinha foi classificada em 2004 pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade, e que foi apreciada por Marcelo Rebelo de Sousa.

Presença ainda mais forte na FNA 2020

O secretário Regional da Agricultura anunciou ainda que já existem conversações com a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), organismo de que é vice-presidente o presidente da Associação Agrícola da ilha de São Miguel, no sentido de os Açores terem na edição do próximo ano da Feira Nacional da Agricultura uma presença ainda mais forte, visto ser o certame por excelência de divulgação da agricultura no País.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Exportações de produtos alimentares e bebidas cresce 3,1% em Abril
Próximo Curso - Modo de Produção Biológico - Pós Laboral - 24 de junho a 18 de julho

Artigos relacionados

Últimas

Mercado de Gado da Leicar. Ministra da Agricultura: “Cabe à Protecção Civil a adopção de medidas para o cumprimento do estado de emergência”

O Mercado de Gado, da Leicar esteve marcado para amanhã, 30 de Março, em Rates, Póvoa de Varzim. Mas foi proibido. […]

Últimas

PAN quer ouvir Ministra da Agricultura sobre transporte de animais vivos

O Grupo Parlamentar do PAN – Pessoas – Animais – Natureza deu entrada de um requerimento que a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, seja ouvida em audição no […]

Últimas

Chega quer aumentar penas de prisão para incendiários

O deputado do Chega entregou hoje no parlamento um projeto de lei com o objetivo de “aumentar consideravelmente as penas de prisão” para os condenados por incêndio florestal e determinar trabalho […]