Gestão das Carreiras científicas, impacto internacional e relação com a comunidade local são algumas das prioridades para o novo mandato.
Toma posse hoje o novo Diretor do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade NOVA de Lisboa (ITQB NOVA), em Oeiras. João Crespo foi eleito pelo Conselho do Instituto no dia 17 de março, e a cerimónia de posse terá lugar pelas 14h30, no início do Conselho de Diretores da Universidade NOVA de Lisboa, que decorrerá no ITQB NOVA.
Com um mandato de quatro anos, João Crespo pretende focar-se no apoio ao desenvolvimento de carreiras de alunos, investigadores e funcionários, e promover o envolvimento de todos numa nova fase da vida do ITQB NOVA, que será marcada por um novo período de Avaliação de Unidades de Investigação, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e pela conclusão dos contratos de emprego científico realizados ao abrigo da norma transitória do DL57. “Será um período de grandes desafios, mas também de grandes possibilidades. O perfil único do ITQB NOVA em Portugal será fundamental para aumentar a sua internacionalização e posicioná-lo cada vez mais como uma instituição ímpar também no cenário europeu e mundial”, diz o novo Diretor.
Além do foco no impacto internacional da ciência desenvolvida no ITQB NOVA na área da química e das ciências da vida, o plano de ação realça também a responsabilidade local da instituição, em termos de ensino e ligação à comunidade, para a qual as parcerias com instituições estrangeiras, académicas e não académicas serão essenciais. A implantação no concelho de Oeiras é também chave neste processo, em particular num momento em que a NOVA está a expandir a sua presença no município, com a criação do BioCampus, no qual o ITQB NOVA estará integrado, e a instalação de outras unidades orgânicas no concelho.
João Crespo é Professor Catedrático de Engenharia Química e Biológica na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa. Tem uma longa carreira em gestão de ciência: foi Vice-Reitor de Investigação e Inovação da Universidade NOVA de Lisboa (2010-2017), Vice- Presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (2002 – 2005) e Presidente do Conselho Científico da FCT NOVA (2006-2009). Coordenou o Programa de Doutoramento em Bioengenharia do MIT Portugal e foi líder institucional da FCT NOVA em 21 projetos de investigação financiados pela Comissão Europeia. Tem uma vasta experiência científica e académica, nomeadamente como membro de Comités Científicos, como Keynote/Plenary
Speaker em grandes conferências na sua área ou como avaliador de projetos e instituições. Recentemente, ganhou três projetos Marie Skadlowska-Currie para a criação de redes doutorais para a formação altamente qualificada. É também um dos fundadores da start- up Zeyton Nutraceuticals.
Fonte: ITQB NOVA