Já há 61 concelhos em seca extrema e severa

A falta de chuva colocou já 10 concelhos, no sul do país, em seca extrema e outros 51, no alto Alentejo e na região de Lisboa e Setúbal, em seca severa.

Para acudir aos casos mais necessitados o Ministério da Agricultura vai disponibilizar três milhões de euros, a partir de segunda-feira dia 24 de junho.

Segundo uma nota informativa do ministério “este montante destina-se a explorações situadas nos concelhos onde se verificam as condições meteorológicas exigidas pela regulamentação comunitária para que a medida possa ser acionada”.

No mesmo comunicado, o ministério de Capoulas Santos refere que o principal objetivo desta medida é “promover a mitigação dos efeitos da seca extrema e severa como fenómeno climático adverso, através do apoio a investimentos específicos nas explorações em que a escassez de água compromete o maneio do efetivo pecuário, em particular o abeberamento dos animais e a manutenção das culturas permanentes instaladas”. Para tal serão elegíveis investimentos cujos montantes oscilem entre 1 000 e 40 000 euros.

O Ministério da Agricultura explica que só no início de junho ficaram reunidas as condições meteorológicas para que o Governo português pudesse desencadear esta nova medida, “a par de um conjunto de pedidos de derrogação junto da Comissão Europeia. Em causa está, por exemplo, a possibilidade de permitir o pastoreio em terras de pousio sem qualquer penalização”.

Continue a ler este artigo no Expresso.

Comente este artigo
Anterior PDR 2020 tem 3 M€ para apoiar agricultores em dificuldades por causa da seca
Próximo Governo disponibiliza 3 milhões de euros para apoiar agricultores afetados pela seca

Artigos relacionados

Nacional

Barragens com níveis de armazenamento abaixo do habitual no mês de julho

Rio Mondego, com 79,4%, lidera entre as 12 bacias. Sado está no fim da tabela com 40,8%.

Sete das 12 bacias hidrográficas registam um volume de armazenamento nas barragens inferior ao habitual para esta época do ano, […]

Sugeridas

Gilberto Igrejas vai ser o novo presidente do IVDP

[Fonte: Público]
Gilberto Igrejas, professor de Genética na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), vai ser o novo presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), […]

Últimas

Declaração de Existências de Suínos (DES): Período obrigatório de declaração – abril de 2021

No mês de abril, decorre mais um período obrigatório de Declarações de Existências de Suínos (DES), conforme Aviso […]