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– 07-12-2012 |
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IVDP com 2,9 milhões para promo��o e internacionaliza��o dos vinhos do DouroO Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) vai aplicar 2.9 milhões de euros no Plano de Promo��o e Internacionaliza��o (PPI) para 2013, que prev� ac��es de forma��o, de pedagogia e uma maior aposta no mercado digital. O plano foi aprovado esta quarta-feira no Conselho Interprofissional do IVDP, que decorreu no Peso da R�gua. O presidente do instituto público disse � agência Lusa que a verba destinada � promo��o e internacional dos vinhos do Douro aumentou relativamente a 2012 (2.3 milhões de euros), mas cerca de 500 mil euros dizem respeito � despesa da loja e dois solares (Lisboa e R�gua), que passam a integrar Também o PPI. Nestes espaços, que eram anteriormente tratados autonomamente, o IVDP quer aumentar as vendas, captando mais clientes estrangeiros através do desenvolvimento de planos de actividades e contacto com operadores tur�sticos. O plano a implementar no próximo ano, integrado na estratégia trienal aprovada este ano, incluem o refor�o do programa �Saber servir, servir melhor� que visa a realiza��o de ac��es de forma��o sobre vinho do Porto em restaurantes e bares do Douro e Porto. Entre Março e outro decorreram 16 ac��es de forma��o que atingiram 115 restaurantes. O objectivo � dar a conhecer melhor este produto, tantos nos restaurantes ou bares que são procurados pelos cada vez mais turistas que chegam ao Porto e depois sobem ao Douro, turistas esses que são potenciais compradores desta bebida. Manuel Cabral utiliza muito a expressão �os portugueses t�m uma m� rela��o com o vinho do Porto�, pelo que defende Também que � �preciso diversificar os momentos de consumo e alargar a base de consumidores". O plano concentra o n�mero de países alvo, nos quais incidirá a ac��o principal do IVDP, e que passam a ser Portugal, Fran�a, Reino Unido, Brasil, Estados Unidos da Am�rica e Canad�. No entanto, seráo depois realizadas ac��es em outros mercados no ambito da marca Wines of Portugal, com a qual o instituto desenvolve um trabalho de colabora��o. O PPI faz uma abordagem diferente a algumas tipologias, autonomizando por exemplo as feiras ou as ac��es de forma��o ou a comunica��o digital que passam a ser considerados como mercados e áreas de incid�ncia. O IVDP quer melhorar a comunica��o no dom�nio digital, ou seja na Internet e redes sociais, para o que está a decorrer uma forma��o interna. �Acreditamos que o mercado digital pode ter um papel forte para a promo��o gen�rica de vinho do Porto, abrindo as portas �s marcas�, salientou. Manuel Cabral referiu que o IVDP vai trabalhar ainda mais com as escolas de hotelaria, procurando desenvolver contactos, por exemplo com as escolas su��as, as quais considerou ser das melhores do mundo e cujos formandos se espalham depois por v�rios países. O respons�vel recordou programa com as escolas de hotelaria francesas e referiu que, em 2012, foram realizadas ac��es de se sensibiliza��o e de conhecimento do vinho do Porto em 60 destas unidades. Fonte: Lusa
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