A partir de dia 15 de junho e expectavelmente até dia 18, prevê-se sobre Portugal continental, a influencia conjunta conjunto de um anticiclone a sul das ilhas Britânicas e de um vale depressionário que se estende desde o norte de África até à Península Ibérica.
Esta situação meteorológica é favorável ao transporte de massas de ar tropicais provenientes do sul da Península Ibérica ou do norte de África, as quais serão responsáveis por uma subida dos valores da temperatura máxima, em especial nos dias 15 e 16, que será acentuada em alguns locais, e que se deverá manter, salvo ligeiras variações, até dia 18. Não pode, no entanto, considerar-se uma situação anómala para esta época do ano.
Os valores da temperatura máxima no referido período deverão contribuir para onda de calor na maior parte das estações do IPMA, variando aproximadamente entre 33 e 40 °C na generalidade do território, embora com valores ligeiramente inferiores em alguns locais da faixa costeira, como resultado do efeito moderador da proximidade ao mar e entrada da brisa marítima durante as tardes. Prevê-se que os valores mais elevados da temperatura máxima ocorram na região do vale do Tejo, Beira Baixa e região Sul.
De acordo com a informação dos modelos disponibilizada hoje, dia 11, é provável que a situação de tempo quente se prolongue até dia 19, em especial nas regiões do interior.
Adicionalmente, prevê-se ainda uma subida dos valores da temperatura mínima nos dias 16 e 17, sendo prováveis noites tropicais em grande parte do território continental.
É ainda de salientar que neste período, é provável um novo episódio de poeiras em suspensão com origem no norte de África.
Este comunicado será atualizado no dia 12 de junho até às 19h.
Fonte: IPMA