Nos próximos dias o estado do tempo em Portugal continental será condicionado por uma região depressionária centrada sobre a Península Ibérica e, em altitude, por uma depressão centrada sobre o norte da Península Ibérica e em deslocamento para norte a partir do dia 11.
Assim, até dia 10, prevê-se a ocorrência de aguaceiros nas regiões Norte e Centro, que poderão ser pontualmente fortes, de granizo e acompanhados de trovoada. Na região Sul existe a possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos, mas sendo pouco prováveis. O vento irá soprar fraco a moderado a predominar do quadrante oeste.
A partir de dia 11, diminui a probabilidade de ocorrência de precipitação, mantendo-se ainda assim a possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos e dispersos nas regiões Norte e Centro. O vento rodará para norte/noroeste e soprará com mais intensidade na faixa costeira ocidental durante a tarde e nas terras altas.
De um modo geral a temperatura mínima deverá ser entre 7 e 13ºC e a temperatura máxima entre 15 e 22ºC, com os valores a poderem ser mais baixos em alguns locais do interior Norte e Centro.
Para a região de Fátima, nos dias 12 e 13, prevê-se períodos de céu muito nublado, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos, tendo uma probabilidade de ocorrência inferior a 20%, vento fraco a moderado de noroeste e temperatura máxima prevista de 19ºC e mínima de 9ºC.
Este comunicado será atualizado no dia 9 até às 19h.
Fonte: IPMA