EMILIA é o nome atribuído pela AEMET (Serviço Meteorológico Espanhol) a uma depressão que às 12UTC de dia 12 de dezembro se prevê centrada a sudoeste de Portugal continental, aproximadamente em 37°N e 10°W, com uma pressão atmosférica estimada no centro de 1008hPa, e em deslocamento para sul/sudoeste.
Em Portugal continental, a influência da referida depressão irá resultar na ocorrência de precipitação na sexta-feira, dia 12, que em alguns locais poderá ser pontualmente forte, em especial na região Sul. A precipitação irá ocorrer sob a forma de neve acima dos 1400/1600 metros de altitude, podendo temporariamente a cota descer a 1200 metros nas serras da região Norte. Nos pontos mais elevados da Serra da Estrela a acumulação de neve poderá ser superior a 25 cm, pelo que foi emitido aviso LARANJA de neve nos distritos da Guarda e Castelo Branco.
O vento irá soprar fraco a moderado do quadrante sul, rodando para o quadrante leste a partir da manhã de dia 12, soprando por vezes forte nas terras altas.
Embora não esteja diretamente relacionada com a depressão EMILIA, tendo sido gerada por outras depressões muito cavadas presentes no Atlântico Norte, a agitação marítima será forte na costa ocidental, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 6 metros entre a manhã de sexta-feira, dia 12, e o final da tarde de sábado, dia 13. Por esse motivo foi acionado o aviso LARANJA na costa ocidental.
A previsão da localização das maiores quantidades de precipitação nesta situação apresenta uma incerteza muito elevada, aconselhando-se o acompanhamento das atualizações dos avisos meteorológicos.
Este comunicado será atualizado caso se justifique.
Fonte: IPMA













































