A Comissão Interprofissional Francesa da Batata (Cnipt) organizou recentemente em Portugal um conjunto de master classes on-line sobre as utilizações culinárias da batata, com o chef Luis Machado. A iniciativa realizou-se no âmbito do contexto de confinamento e teve como destinatários os alunos das 12 escolas de Hotelaria e de Turismo de Portugal.
A Cnipt afirma que «a produção de batatas na Península Ibérica não é suficiente para satisfazer as necessidades do mercado» e que, «neste contexto, a França completa a oferta portuguesa e posiciona-se actualmente como o primeiro exportador da Península (primeiro exportador em Espanha, com 538.373 toneladas de batatas exportadas em média nas campanha de 2015-2019)». Assim, as master classes realizadas constituem o «início» de «um trabalho pedagógico junto de prescritores, ou seja futuros chefs e restauradores ibéricos, de maneira a formá-los na boa escolha e ao bom uso das batatas em cozinha», refere um comunicado da interprofissional.
Segundo a Cnipt, nestas master classes virtuais o chef Luís Machado adaptou receitas portuguesas, atestou «a importância de escolher as batatas certas», aconselhou e deu dicas para cozinhar melhor estes tubérculos, para as seleccionar, as conservar e conhecer os seus benefícios nutricionais. As master classes decorreram a 21 de Abril, 28 de Abril e 5 de Maio, em directo e incluíram respostas a dúvidas e perguntas dos alunos.
A interprofissional explica que as receitas apresentadas – «tradicionais e modernas» – procuraram destacar a segmentação culinária das batatas – as batatas podem ser classificadas em três grandes famílias segundo características culinárias : vapor, forno ou puré e especiais fritas – e que «é essencial escolher a batata consoante a sua receita, de maneira a realizar um prato de excelência». Esta entidade defende que «a batata é um produto acessível, que agrada a todos», que «alia tradição e modernidade na cozinha e permite realizar inúmeras receitas do quotidiano».
Na primeira master class, o chef Luís Machado apresentou três receitas «em função das três grandes famílias de batatas: batatas rosti e as suas costeletas de borrego – uso da batata “forno e puré” com polpa untuosa –; carne de vaca estufada com batatas e espargos – uma receita da época com batata de polpa firme para se manter na cozedura –; cascas de batatas crocantes – uma receita actual anti-desperdício». Pode visualizar o vídeo desta master class aqui.
Discussão sobre este post