Plantar áreas florestais, contribuir para o equilíbrio de zonas de elevada biodiversidade, vigiar a floresta para reduzir o risco de incêndio e criar materiais educativos destinados à sensibilização para o ambiente são algumas das atividades do Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2023, que já tem inscrições abertas e ações a arrancar.
Promovido anualmente pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), o programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2023 regressa para envolver jovens e jovens adultos na educação e sensibilização para a natureza, o ambiente e as florestas, fomentando a sua proteção e a resiliência dos ecossistemas.
As primeiras iniciativas já começaram, mas muitas outras vão arrancar em junho, a coincidir com o final do ano letivo. Várias atividades prolongam-se pelo verão e algumas até pelo outono. Conheça três dos exemplos que têm, em maio de 2023, as inscrições abertas no site do IPDJ:
– Em Évora está já a decorrer a atividade “PA – Pedagogia e Ambiente”, mas é ainda possível efetuar inscrições, já que esta iniciativa do Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2023 se prolonga até 6 de julho. O objetivo é a criação de atividades pedagógicas e educativas que vão ficar online para apoiar os professores na sensibilização para a preservação da natureza, das florestas e dos vários ecossistemas. Saiba mais sobre as inscrições e sobre a iniciativa PA – Pedagogia e Ambiente, promovida pelo Instituto Cultural de Évora.
– Realizar trabalhos de melhoria da Pateira de Frossos, um ecossistema rico em avifauna localizado no Baixo Vouga Lagunar, é um dos desafios lançados pela Associação BioLiving, que procura voluntários para o projeto “Frossos em Equilíbrio” entre 23 de maio e 15 de novembro. Entre as atividades a desenvolver estão o registo de espécies avistadas, o controlo de espécies invasoras e a manutenção do espaço florestal, entre muitas outras. A iniciativa pretende ainda dinamizar o Centro de Interpretação da Pateira de Frossos. Saiba mais sobre as inscrições e a iniciativa Frossos em Equilíbrio.
– Outra das atividades com inscrições já disponíveis para o programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2023 é a vigilância da Mata Nacional da Machada, situada no Município do Barreiro. É este município que promove a ação “Machada em Alerta 2023”, desafiando os jovens a integrar as equipas de quatro elementos que vão ficar, em vários turnos, no posto fixo de prevenção desta mata entre 19 de junho e 16 de setembro. Saiba mais sobre as inscrições e a iniciativa Machada em Alerta 2023.
Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2023 antecipa idade para 14 anos
Neste ano de 2023, o Voluntariado Jovem para a Natureza e as Florestas acolhe voluntários a partir dos 14 anos (reduzindo a idade que anteriormente vigorava, de 18 anos), de acordo com o Regulamento publicado em Diário da República (Regulamento n.º 412/2023, de 3 de abril). Os menores necessitam de autorização parental, o que não acontece entre os 18 e os 30 anos, idade limite para este tipo de voluntariado.
O trabalho voluntário decorre em períodos mínimos de 15 dias, com turnos diários de cinco horas, em que os jovens darão o seu contributo a iniciativas promovidas por associações, organizações não governamentais, estabelecimentos de ensino e outras entidades públicas ou privadas habitualmente ligadas à natureza e à floresta.
O voluntário será reembolsado das importâncias despendidas com a sua participação no programa e terá um seguro durante o período em que decorrem as atividades, de acordo com o previsto na Lei do Voluntariado.
Para se candidatar, os voluntários têm de se registar no site do IPDJ e devem efetuar a sua inscrição pelo menos cinco dias antes do início da atividade em que querem participar. Se forem selecionados, terão de reconfirmar a participação na sua área da mesma plataforma.
As iniciativas são divulgadas numa área dedicada do site do IPDJ.
O artigo foi publicado originalmente em Florestas.pt.