InovCluster está a promover em conjunto com a UBI, Universidade da Beira Interior, e com o IPCB, Instituto Politécnico de Castelo Branco dois roadshows de capacitação e experimentação tecnológica no âmbito do projeto PTCentro DIH – Digital Innovation Hub da Região Centro, cofinanciado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência. Os eventos decorrem no dia 12 de janeiro, na UBI – Falculdade das Engenharias (Covilhã) às 14h e no dia 14 de janeiro, no IPCB na Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco às 9h sob o título “Capacitação + Test Before Invest”.
Esta iniciativa tem como propósito uma capacitação estratégica de experimentação e contacto direto com tecnologias digitais avançadas, estando alinhada com um dos pilares centrais do projeto PTCentroDIH: o serviço “Test Before Invest”. Este serviço permite que empresas e organizações testem soluções tecnológicas inovadoras antes de realizarem investimentos significativos, reduzindo riscos e aumentando a confiança nos processos de tomada de decisão.
Durante os roadshows, os participantes terão acesso a conhecimento especializado, exemplos práticos e provas de conceito, bem como a oportunidade de interagir com diferentes soluções digitais que podem apoiar a sua transformação digital. Em paralelo, as empresas tecnológicas terão a possibilidade de apresentar as suas tecnologias ao longo do evento, beneficiando de um contexto privilegiado de visibilidade, networking e contacto direto com potenciais clientes e parceiros.
Na sessão de 12 de janeiro, na Universidade da Beira Interior (Covilhã), o destaque vai para a inteligência artificial aplicada à produtividade, explorando de que forma estas tecnologias podem otimizar processos, apoiar a tomada de decisão e aumentar a eficiência organizacional. O programa inclui ainda momentos dedicados à demonstração de protótipos tecnológicos, pitches de soluções inovadoras e uma experiência prática de cibersegurança, através de um Escape Room temático, permitindo aos participantes testar competências e desafios reais nesta área crítica.
Já a sessão de 14 de janeiro, na Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco, o foco será nas tecnologias emergentes e na sua aplicação à competitividade das empresas, com destaque para a inteligência artificial, a cibersegurança e a robótica. Haverá uma mesa-redonda que promoverá a reflexão sobre o impacto destas tecnologias no contexto empresarial e também uma sessão de formação do IMPULSO IA – Programa de Literacia em Inteligência Artificial, conduzida pela APDC com o apoio da Google, onde serão exploradas ferramentas e metodologias para análise de públicos-alvo, criação de conteúdos digitais, monitorização de campanhas e otimização de resultados, permitindo aos participantes compreender como a IA pode apoiar estratégias de comunicação e marketing mais eficazes e orientadas por dados.
Em ambas as sessões, os participantes terão contacto direto com provas de conceito, soluções escaláveis e casos práticos, reforçando o objetivo do serviço Test Before Invest: permitir experimentar antes de investir, com maior segurança e confiança. Estes roadshows representam uma oportunidade única para aprender, testar, estabelecer contactos estratégicos e tomar decisões mais seguras no caminho da transformação digital. Pode se inscrever e consultar os programas detalhados destas sessões “Capacitação + Test Before Invest”, a realizar no dia 12 de janeiro e no dia 14 de janeiro AQUI.
O projeto PTCentroDIH, no qual estes eventos se inserem, tem como missão criar as condições necessárias para que as empresas – em especial PME – bem como outras entidades públicas e privadas, possam aceder aos serviços de que necessitam para a sua transformação digital. O projeto visa ainda assegurar que os stakeholders regionais tenham acesso a provas de conceito com soluções inovadoras e tecnologias escaláveis, promovendo uma adoção mais informada e eficaz da inovação digital. O PTCentroDIH é um Polo de Inovação Digital, de âmbito regional e transversal, fortemente focado na promoção da digitalização das entidades da Região Centro, contribuindo para o aumento da competitividade e da inovação do tecido económico e institucional. Paralelamente, o PTCentroDIH ambiciona afirmar-se como um Centro Europeu de Inovação Digital, com o apoio do Programa Europa Digital.
Fonte: InovCluster















































