InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro e Advid – Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense desenvolveram o projecto “Taste and Feel Portugal”, para «promover a internacionalização da fileira agroalimentar em articulação com a fileira do enoturismo». Cofinanciada pelo Compete 2020, pelo Portugal 2020 e pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, esta iniciativa pretende «potenciar o aumento das exportações de bens e serviços mais sofisticados e diferenciados ligados aos produtos endógenos e ao mundo rural e reforçar a competitividade internacional das pequenas e médias empresas [PME]».
Os mercados alvo do projecto são Alemanha, Dinamarca, Finlândia, Polónia e Suécia. Esta iniciativa tem quatro objectivos operacionais: 1) disponibilizar informação actualizada às PME do sector agroalimentar sobre as tendências de mercado do sector a nível internacional; 2) promover a internacionalização das PME através da visita dos potenciais “influenciadores” aos locais de enoturismo, fornecendo experiências de usufruto de produtos turísticos integrados de ruralidade, mostras, demonstrações e degustações de produtos do vinho e da gastronomia nacional e contactos directos com a cultura e os agentes locais; 3) capacitar as empresas do sector agroalimentar para a internacionalização bem-sucedida através da aquisição de conhecimentos para promoção eficaz dos produtos nos mercados alvo, sobretudo ao nível da promoção com base nos valores de sustentabilidade associados aos territórios de origem e suportado através de marketing digital; 4) promover e valorizar a oferta da fileira agroalimentar e da fileira do enoturismo e turismo gastronómico, identificar e contactar potenciais clientes, importadores e parceiros e obter e disponibilizar mais informação sobre os mercados.
O projecto envolve «a criação de uma ferramenta prática (na forma de guias por mercado), que capacite as PME da fileira do enoturismo e agroalimentar para serem mais competitivas nos mercados internacionais por via da inovação em marketing internacional orientado para a promoção do valor acrescentado dos produtos/serviços endógenos associados ao território de origem (sustentabilidade e património natural e cultural) e na realização de podcasts que apoiem a difusão deste conhecimento». Estes guias serão orientados por mercado e deverão «disponibilizar às PME as caraterísticas e tendências de cada mercado ao nível da tendência de consumo e preferências de compra».
No caso do segundo objectivo, estão previstas duas missões inversas de potenciais importadores/compradores, jornalistas e opinion makers com actividade a nível internacional: uma a Alemanha, Suécia e Dinamarca; outra a Finlândia e Polónia. Em cada missão, os “influenciadores” dos países seleccionados serão recebidos nas três regiões envolvidas no projecto durante três a cinco dias.
O quarto objectivo referido tem associada uma campanha de comunicação para «dar visibilidade aos produtos/serviços portugueses da fileira do enoturismo e agroalimentar por via da comunicação da sua harmonização com produtos emblemáticos dos países alvo», com o recurso a “embaixadores” do produto – uma personalidade conhecida (influencer) nos mercados alvo – para fomentar a visibilidade da campanha e o uso de vídeos, marketing digital, rollups e cartazes. Também se prevê a «dinamização de mostras promocionais do enoturismo e dos produtos do agroalimentar», preparadas e projectadas especificamente para cada um dos mercados alvo, metodologia que, segundo a InovCluster e a Advid, «apresenta elevado níveis de eficácia na angariação de contactos de elevado valor económico para as PME regionais das fileiras».