Inovação tecnológica na agricultura chama Projetos Europeus a Portugal

Inovação tecnológica na agricultura chama Projetos Europeus a Portugal

Tem início amanhã, em Oeiras, a Agri Innovation Summit’2017, uma iniciativa organizada em parceria pelo Governo português e pela Comissão Europeia. São dois dias de trabalho em rede para discutir temas como:

  • Agricultura 4.0 e Desenvolvimento Rural;
  • Inovação – moldando o Futuro;
  • Digitização das Economias Rurais;
  • Gestão de Produtos Agrícolas, Alimentos e Floresta & Valorização do Território;
  • Utilização de Recursos – adaptação e mitigação das alterações climáticas.

Dezenas de Grupos Operacionais, parcerias envolvendo o meio académico e os agricultores, vão apresentar projetos inovadores, pensados para resolver problemas ou aproveitar novas oportunidades, com base em novas tecnologias, em inovação e conhecimento que resultam da investigação aplicada à agricultura. Os mais de 500 participantes, de toda a União Europeia, incluem agricultores, empresários do setor e investigadores que terão oportunidade de apresentar os respetivos projetos e de trocar informação, fortalecendo a rede europeia de inovação no domínio agrícola. Em análise e debate estará também o conceito de digitização aplicado à agricultura, tendo como objetivo aumentar a sustentabilidade desta atividade no futuro próximo.

Esta “Cimeira da Inovação na Agricultura” contará com a participação do Comissário Europeu para a Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, e do Comissário Europeu para a Ciência, Investigação e Inovação, Carlos Moedas, em representação da Comissão Europeia. Luís Capoulas Santos, Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, abrirá a Sessão Plenária de dia 12, ficando o encerramento a cargo da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, em representação do Primeiro-Ministro.

Para o Ministro da Agricultura, “apoiar a investigação e a inovação, garantindo que os seus resultados são efetivamente aproveitados do ponto de vista prático e do ponto de vista económico é uma prioridade e Portugal tem sido reconhecido como um exemplo nesta matéria”. Capoulas Santos salienta que “foi precisamente por isso que fomos escolhidos como primeiro país anfitrião da Agri Innovation Summit’2017, uma iniciativa anual que trará a Portugal a maior rede de parcerias europeias dedicadas à investigação e à inovação tecnológica na agricultura”. O Ministro lembra que tem vindo a implementar “em conjunto com outros Membros do Governo, uma estratégia que tem como eixo central o aproveitamento de sinergias entre estruturas, apoiando projetos multidisciplinares”.

À margem desta iniciativa, 10 startups estarão igualmente presentes para mostrar as respetivas soluções na área de negócio da Agricultura. As 3 mais votadas pelos participantes receberão o prémio “Agri-Innovation Summit Startup’2017”.

→Consulte o programa Programa Oficial←

 

Comente este artigo
Anterior 8º Congresso Florestal Nacional centra-se mas “raízes de futuro”
Próximo Animais apresentados para o leilão 35/2017

Artigos relacionados

Últimas

Área de agricultura biológica em Portugal cresce 22% em quatro anos

[Fonte: Público]
A meio da tabela, a par com a média europeia – é onde Portugal está em termos de percentagem de área dedicada a agricultura biológica sobre o total da área agrícola no país.
Os dados hoje divulgados pelo gabinete estatístico da União Europeia dão conta que no final de 2016 Portugal detinha 245.052hectares de área certificada, […]

Sugeridas

Visegrad group urges Commission to set up legislation and oversight body on UTPs

[Fonte: Agra-europe news]
In two joint letters addressed to EU Agriculture Commissioner Phil Hogan, representatives of the Chambers of Agriculture of the Visegrad countries strongly urge the European Commission to tackle unfair trading practices (UTPs) in the agri-food supply chain by setting up legislation, […]

Sugeridas

Buenas perspectivas para el mercado mundial del porcino en el tercer trimestre

[Fonte: Agropopular]
 El mercado mundial de carne de porcino, que se encuentra en una situación muy favorable en estos momentos, mantendrá la misma tónica en el tercer trimestre del año debido a que la demanda seguirá siendo fuerte, según el último informe del banco holandés Rabobank dedicado a este sector. […]