O município de Alfândega da Fé vai disponibilizar um balcão para que os agricultores do concelho que foram afetados pelo incêndio possam recorrer a apoios do Governo, adiantou, hoje, a autarquia.
Segundo a nota divulgada na página da rede social Facebook, o incêndio que começou em Mirandela, no sábado, e se alastrou ao concelho de Alfândega da Fé, “atingiu áreas florestais e agrícolas nas localidades de Vilares da Vilariça, Colmeais, Valverde, Vilarelhos, Eucísia e Santa Justa, com prejuízos significativos para as pessoas e para o nosso território”.
Para perceber quais são as propriedades afetadas, os técnicos do município têm estado “em articulação com as respetivas juntas de freguesia”.
O município agradeceu ainda a “todos os operacionais envolvidos e a toda a população que não hesitou em prestar auxílio”, apelando ainda que se cumpram “as regras de segurança, de forma a evitar a propagação ou o surgimento de novos focos de incêndio”.
O fogo, que deixou “um grande rasto de destruíção”, entrou no concelho de Alfândega da Fé na segunda-feira e só foi dado como dominado na quarta-feira.
Apesar de não se terem registado prejuízos habitacionais, arderam barracões e hectares de terrenos agrícolas.