A aldeia de Gavião, em Ribeira de Fráguas, no concelho de Albergaria-a-Velha, já tem um plano de emergência para a ocorrência de fogos florestais e vai integrar o programa nacional “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”, revelou hoje fonte municipal.
O programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras” visa proteger aglomerados populacionais e a floresta de incêndios rurais, criando e gerindo zonas de proteção e locais de refúgio, e já abrangeu outras quatro aldeias deste concelho do distrito de Aveiro.
O plano de emergência da aldeia do Gavião inclui a identificação de caminhos de fuga, pontos de água para os bombeiros e locais de abrigo coletivo e de refúgio, como a capela da aldeia.
Para a sua elaboração, “a Proteção Civil Municipal, em colaboração com o Radar Social, realizou um levantamento demográfico para identificar os habitantes com limitações físicas e recolheu dados importantes, como contactos de emergência e medicação”, explica uma nota municipal.
De acordo com a Câmara de Albergaria-a-Velha, também foram mapeadas as estruturas locais, como habitações, armazéns e pontos de água.
No âmbito do programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”, no dia 13, o município de Albergaria-a-Velha, em parceria com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a Junta de Freguesia, os Bombeiros Voluntários e a GNR, vai realizar um conjunto de ações de sensibilização dirigidas à população da aldeia do Gavião.
As atividades incluem uma exposição de meios dos bombeiros às 10:00 e, às 11:00, uma sessão pública sobre queimas e queimadas, e a apresentação do programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras” na capela.
À tarde, pelas 14:30, será realizado um exercício de incêndio rural e evacuação da aldeia.
Gavião é a quinta aldeia do concelho a aderir ao programa, juntando-se a Carvalhal, Vila Nova de Fusos, Vilarinho de São Roque e Fontão.