O Instituto da Conservação da Natureza das Florestas, I.P., em linha com a estratégia definida para a transição digital do Estado, acaba de lançar um novo modelo de procedimento de Hasta Pública para alienação de material lenhoso.
O novo procedimento passa a ser gerido eletronicamente através da plataforma de contratação pública ACINGOV. As licitações em leilão eletrónico podem ser realizadas ao longo de vários dias (https://www.icnf.pt/oquefazemos/hastaspublicas).
Neste momento está já a decorrer a primeira Hasta Pública para alienação de 33 lotes de material lenhoso, cujo período de licitação iniciou a 31/05/2022 e terminará às 18 horas do dia 7/06/2022.
Para todos os interessados foi preparado um manual de acesso àquela plataforma com vista a uma utilização mais eficaz da plataforma de contratação pública ACINGOV.
Esta funcionalidade permite tornar os procedimentos de venda de madeira completamente auditáveis e transparentes e passará a ser usada em todas as vendas futuras, não apenas referentes à madeira proveniente de propriedades públicas, mas também das propriedades comunitárias geridas pelo ICNF.
Artigo publicado originalmente em ICNF.