O i-Danha Food Lab está de regresso a Idanha-a-Nova de 17 a 19 de novembro. Aproveitando o balanço do Web Summit, este evento anual vai voltar a desafiar todos os intervenientes do setor agroalimentar – empresas, startups, investigadores, agricultores e consumidores – a desfrutar de uma experiência de networking e partilha de conhecimentos na envolvência única de Monsanto.
À semelhança dos anos anteriores, o plano será partir da estação de Santa Apolónia (Lisboa) a bordo de um comboio, que terá uma carruagem reservada para o evento. Os participantes e os membros da organização seguirão caminho ao longo do rio Tejo, em direção a Castelo Branco. De seguida, continuarão a viagem de autocarro até à “aldeia mais portuguesa de Portugal”, onde permanecerão pelos próximos três dias.
Nesta nova edição, o i-Danha Food Lab crescerá em temáticas e em sessões. Para além de keynotes, workshops, mesas redondas e uma visita micológica, haverá pela primeira vez uma Mini Conferência, onde investigadores e profissionais terão a oportunidade de apresentar os seus projetos de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (I&D&I). A organização incentiva a submissão de abstracts relacionados com vários subtópicos, como a Economia Circular, o Capital Natural, a Agricultura Sustentável e a Alimentação/Nutrição Sustentável. Para unir a tradição à inovação, as sessões e as atividades programadas serão complementadas com momentos musicais típicos, e uma diversidade de iguarias locais e biológicas.
Ao longo das últimas cinco edições, o evento já contou com mais de 780 participantes, 182 startups e 70 oradores nacionais e internacionais. Além disso, importantes resultados se têm materializado para cumprir os objetivos inaugurais desta iniciativa, criada em 2016 pela BGI e pelo Município de Idanha-a-Nova: alterar o paradigma do desenvolvimento rural, atrair inovação e talento para a região e posicionar Idanha na vanguarda da produção alimentar biológica e sustentável.
De acordo com Gonçalo Amorim, CEO da BGI, esta estratégia de inovação e empreendedorismo em Idanha-a-Nova foi co-executada por um conjunto de atores-chave do ecossistema nacional e europeu e ultrapassou as expectativas iniciais: não só atingiu o dobro das metas inicialmente estabelecidas para uma década, como o fez em menos tempo.
“Em apenas seis anos, no período de 2017-23, demos origem a um laboratório colaborativo (Food4Sustainability CoLAB) – com sede no município – um pólo europeu de inovação digital (SFT-EDIH) e uma Testbed no setor agroalimentar. Apenas nestes projetos, estamos a falar de compromissos de investimentos ascendendo a 12M€, em grande parte com benefícios diretos ou indiretos para a bio região. Nos próximos dois anos vamos focar a nossa atuação na digitalização da produção da bio região, alavancando os bio bairros e os bairros digitais.” – afirmou.
Nos dias 17, 18 e 19 de novembro, na aldeia mais portuguesa de Portugal, celebraremos estas conquistas e o trabalho de todo o ecossistema de inovação que, ao longo do ano, tem colaborado na resolução de desafios na área agroalimentar e na transformação sustentável dos alimentos. Serão debatidos diversos tópicos, desde a fase da semente até ao consumo final. A agenda completa está disponível no website oficial do evento. As inscrições estão a decorrer aqui.
O programa conta com a partida de Lisboa num comboio histórico, no dia 17 de novembro, ao longo do rio Tejo, até Idanha-a-Nova. Na chegada a Monsanto, teremos a sessão de boas-vindas e a sessão de abertura sobre o papel das zonas rurais na resposta aos desafios do agroalimentar e ainda a apresentação de projetos inovadores no setor agroalimentar. No dia 18 teremos várias mesas redondas onde serão discutidos os seguintes temas:
• Do desperdício à riqueza: explorando o elo da valorização agroalimentar
• Sementes da sustentabilidade: como o património agrícola molda o desenvolvimento regional
• Da visão à realidade: alcançar os objetivos da agricultura europeia
• Alimentar os sistemas alimentares para um futuro mais saudável
No dia 19 de novembro teremos uma visita de campo e a viagem de regresso a Lisboa.
→ Inscrições ←
→ Mais informações ←
Poderá ver o vídeo da edição de 2022 aqui: