O Grupo Estratégico da Rede HMA-EMA (Network Data Steering Group – NDSG) foi criado com o objetivo de maximizar a interoperabilidade e a troca de dados, melhorar o acesso à informação e a geração de evidência, e tirar partido do potencial da Inteligência Artificial (IA) em benefício da saúde pública e animal na União Europeia (UE).
Com o objetivo de reforçar a utilização de dados e tecnologias emergentes na regulamentação de medicamentos, o NDSG definiu o seu Plano de Trabalho 2025–2028, estruturado em seis áreas-chave: estratégia e governança, interoperabilidade de dados, análise de dados, inteligência artificial, envolvimento de parceiros e cooperação internacional.
O plano dá particular atenção aos medicamentos veterinários, prevendo:
- A revisão da estratégia europeia de Veterinary Big Data;
- A integração de dados de saúde animal nos sistemas da EMA-HMA;
- O desenvolvimento de metodologias de análise e ferramentas de IA aplicadas ao setor veterinário;
- A promoção de fóruns e workshops temáticos;
- E a colaboração internacional na definição de normas e diretrizes regulatórias.
Este plano representa um avanço significativo na modernização da regulamentação de medicamentos na Europa, ao integrar tecnologias emergentes e reforçar a utilização de dados em benefício da saúde pública e animal. A sua implementação reforça o compromisso conjunto da HMA e EMA com uma abordagem baseada em evidência, inovação e colaboração internacional.
O artigo foi publicado originalmente em DGAV.