Henkel é membro fundador da nova “Aliança Global para o Fim dos Resíduos Plásticos”

Henkel é membro fundador da nova “Aliança Global para o Fim dos Resíduos Plásticos”

[Fonte: Henkel]

Düsseldorf – Desafios globais necessitam de soluções globais – é por isso que cerca de 30 empresas da cadeia de valor de plásticos e bens de consumo lançaram a nova “Aliança para o Fim do Resíduo Plástico” (AEPW – Alliance to End Plastic Waste). A aliança desenvolverá e levará a cabo soluções que minimizem e giram os resíduos plásticos. Promoverá também soluções para plásticos usados, possibilitando uma economia circular. Com base nos esforços existentes para a sustentabilidade e o seu compromisso com uma economia circular, a Henkel juntou-se à Aliança como um dos membros fundadores.

“Como uma empresa global de bens de consumo e industriais, na Henkel queremos contribuir para o fim do resíduo plástico. Desenvolver soluções sustentáveis para este desafio só será possível se nos envolvermos e colaborarmos em toda a cadeia de valor – desde fornecedores, parceiros comerciais, consumidores, organizações e até governos” afirma Hans Van Bylen, CEO da Henkel e Presidente da Associação Alemã de Produtos Químicos.

Compromisso ao longo da cadeia de valor do plástico

A Aliança destinou mais de 1.000 milhões de dólares com o objetivo de investir 1.500 milhões de dólares nos próximos cinco anos para ajudar a acabar com os resíduos plásticos no meio ambiente. Os membros são fabricantes de produtos químicos e plásticos, empresas de bens de consumo, retalhistas, empresas de transformação e gestão de resíduos – eles representam o leque de empresas que produzem, usam, vendem, processam, recolhem e reciclam plásticos. A Aliança tem trabalhado em conjunto com o World Business Council for Sustainable Development como parceiro fundador estratégico.

A Aliança global tem a missão de promover soluções para eliminar os resíduos plásticos do meio ambiente, especialmente no oceano. Para isso, desenvolverá e executará projetos patrocinados pela Aliança, juntamente com investimentos individuais direcionado pela empresa que impulsionem o progresso em quatro áreas principais:

– Desenvolvimento de infraestruturas para recolher e gerir resíduos e aumentar a reciclagem

– Inovação para impulsionar novas tecnologias que tornem a reciclagem e a recuperação de plásticos mais fácil e criem valor a partir de todos os plásticos usados

– Educação e envolvimento de governos, empresas e comunidades para mobilizar ações

– Limpeza das áreas de concentração de resíduos plásticos já existentes no meio ambiente, principalmente os principais condutores de resíduos, como rios, que transportam resíduos plásticos terrestres para o mar

Reforçando os esforços da Henkel para embalagens sustentáveis
“A decisão de nos tornarmos membros fundadores da Aliança reforça o nosso compromisso em promover uma cadeia de valor circular para o plástico, conforme demonstrado na nossa estratégia e metas ambiciosas para embalagens sustentáveis”, diz Hans Van Bylen.

Até 2025, 100% das embalagens da Henkel serão recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis*. Ao mesmo tempo, a empresa pretende usar 35% de plástico reciclados nos produtos de consumo na Europa. Para impulsionar o progresso em direção a uma cadeia de valor circular para os plásticos, a Henkel segue uma abordagem abrangente.

A Henkel está envolvida em várias iniciativas intersectoriais para impulsionar a inovação no desenvolvimento de embalagens e encontrar soluções eficazes que possam ser implementadas em grande escala. A empresa é membro da New Plastics Economy (NPEC), uma iniciativa liderada pela Ellen MacArthur Foundation que reúne os principais interessados em redesenhar o futuro dos plásticos. A NPEC tem o objetivo de impulsionar um sistema de plásticos baseado no princípio da “economia circular”.

Ao desenvolver soluções mais sustentáveis para as embalagens dos seus produtos, a Henkel colabora de perto com os seus parceiros ao longo da cadeia de valor. Juntamente com as suas próprias inovações, a Henkel investiu recentemente 5 milhões de libras esterlinas num fundo de impacto da Circularity Capital para promover ainda mais uma economia circular.

A Henkel apoia também diferentes organizações e iniciativas que impulsionam o progresso para a melhoria de infraestruturas de reciclagem, permitindo uma economia circular. Desde 2017, o Plastic Bank é um importante parceiro estratégico da Henkel. A empresa social oferece soluções tanto para os problemas ambientais dos resíduos plásticos, como para os desafios sociais impostos pela pobreza e pela falta de oportunidades de emprego. As comunidades locais podem devolver o plástico recolhido e trocá-lo por dinheiro, bens ou serviços. Desta forma, o valor é criado a partir do plástico e este não acaba nos cursos de água ou nos oceanos. A Henkel já integrou com sucesso o chamado Social Plastic em embalagens selecionadas.

O progresso em direção à sustentabilidade só será possível se as partes interessadas de todas as etapas da cadeia de valor da embalagem trabalharem em conjunto. É por isso que a Henkel também impulsiona iniciativas para aumentar a consciencialização de clientes e consumidores sobre a necessidade de utilizar recursos como plástico responsavelmente, para ajudá-los a criar um círculo fechado para os plásticos. Portanto, a empresa estabeleceu a meta de atingir mais de mil milhões de consumidores com informações direcionada sobre reciclagem.

→Saiba mais sobre “Aliança para o Fim dos Resíduos Plásticos” aqui←

→Saiba mais sobre a estratégia de embalagens e metas da Henkel aqui←

Comente este artigo
Anterior Qualifica Portugal: Seminário “Protecção das indicações geográficas e das denominações de origem”
Próximo CAP: Ciclo de Conferências "O Futuro dos Jovens Agricultores em Portugal" - 7 de Fevereiro - Vinhais

Artigos relacionados

Comunicados

ADPM e APROSERPA promovem sessões de apoio à internacionalização de PME’s

Mértola, 02 de outubro de 2018
A ADPM-Associação de Defesa do Património de Mértola e a APROSerpa – Associação de Produtores do Concelho de Serpa, […]

Sugeridas

A AGRO.GES é Premium Sponsor do Agri Innovation Summit 2017

A AGRO.GES é Premium Sponsor do Agri Innovation Summit 2017. Ao longo de dois dias (11 e 12 de Outubro), mais de 500 participantes de diversas nacionalidades, discutirão as principais questões relacionadas com a INOVAÇÃO no setor agrícola e no mundo rural, analisando o presente e projetando o futuro.

Comunicados

Jornada Técnica «Venda Responsável de Produtos Fitofarmacêuticos» 19 Junho | Santarém

Promovida pela Associação de Empresas Distribuidoras de Produtos Fitofarmacêuticos – Groquifar e pela DGAV decorreu, na passada terça-feira, no auditório da Escola Superior Agrária de Santarém, a primeira edição das Jornadas Técnicas subordinadas ao tema «Venda Responsável» direccionadas aos Técnicos Responsáveis que lidam com a venda de Produtos Fitofarmacêuticos. […]