O projeto H2Oliva vai realizar nos próximos dias 22 de novembro, na Vidigueira, e 29 de novembro, em Santarém, as sessões finais de balanço da campanha da gestão de rega no olival. A escassez de água é um problema crescente e que está na ordem do dia, influenciando fortemente o setor agrícola. O projeto H2Oliva, liderado pela Escola Superior Agrária de Santarém e com financiamento da Fundação Calouste Glubenkian pretende capacitar os olivicultores para uma gestão de rega mais eficiente, tendo para isso preparado um curso de capacitação, dividido em três sessões complementares, para o qual convidou todos os interessados.
O Objetivo final é capacitar os produtores e também promover um espaço de partilha de boas práticas e de experiências entre todos os participantes.
O projeto “H2Oliva” foi desenvolvido em co-promoção com a “TerraPro”, a “Casa Relvas”, a “Associação de Agricultores dos Ribatejo”, o Agrupamento de Produtores “Azeitonices”, para a promoção e demonstração de práticas de gestão de rega, com o apoio das tecnologias de monitorização.
As inscrições são gratuitas mas obrigatórias, estando limitadas a 50 inscrições por sessão.
Data: 22 e 29 de novembro de 2022
Local: Vidigueira e Santarém