Há uma empresa portuguesa que está a produzir vegetais dentro de câmaras verticais para garantir que os alimentos não sofrem qualquer contaminação química, não estão sujeitos às condições climáticas e são mais limpos que os cultivados de forma tradicional.
A Grow to Green (G2G) fabrica câmaras de crescimento para a produção agrícola em ambiente fechado que permitem controlar com precisão as variáveis de que depende o crescimento de uma planta — temperatura, humidade, vento, iluminação e nutrição. Daqui vão resultar vegetais com menos 99,4% de bactérias e sem qualquer percentagem de contaminação biológica, pesticidas e outros químicos, garante a empresa.
Imagine que quer plantar uma alface. Primeiro tem de recolher uma semente de alface e colocá-la num meio de crescimento com minerais e nutrientes suficientes para alimentar a planta. Depois, a semente é colocada numa das nove prateleiras que existem dentro dessas câmaras de crescimento e submetida aos elementos de que depende para crescer. Como está em ambiente fechado, longe da possibilidade de ser fustigada pela poluição ou pelo mau tempo, ela não vai precisar de químicos para sobreviver a esses ataques. Além disso, dentro da câmara, as condições de luminosidade, de vento, de temperatura e humidade vão ser todas equilibradas de modo a garantir o crescimento saudável da alface.
[embedded content]