Hortofruticultura – Greentaste

Hortofruticultura – Greentaste

O projeto GREENTASTE centra-se na oportunidade de valorizar, na cadeia alimentar, o tomate verde que não é colhido, através da criação de um novo produto.

Estima-se, que só na campanha de 2015, exista o desperdício de 6 toneladas de tomate verde por hectare. Os resultados deste projeto servirão para criar um fermentado láctico (tipo Chucrute) que servirá de base para o desenvolvimento industrial de novos molhos e temperos.

Este projeto tem como meta aproveitar economicamente uma matéria-prima alimentar (que não sofreu qualquer processo não autorizado para a alimentação humana), e transformá-lo num preparado de valor acrescentado. Os resultados previstos têm ainda um efeito mobilizador noutras regiões e áreas das ciências agrárias.

Projeto desenvolvido em parceria pelas seguintes entidades: CCTI; Espiral Pixel; Frutomaior; INIAV; ISA/UL; ITALAGRO; Memória Silvestre; Soc. Agr. Ortigão Costa; Soluzer; Tomaterra; Soc. Agrc. Vale da Adega.

 

Comente este artigo
Anterior Hortofruticultura - Fixpomo
Próximo Região de Coimbra investe 900 mil euros na prevenção de incêndios florestais

Artigos relacionados

Projetos em curso

Irrigação – Olivoreg, otimização e rendimento

Projeto sobre gestão eficiente da água. Num ambiente de partilha entre a atividade primária e a atividade agroindustrial a Olivais do Sul procura neste projeto a possibilidade de poder integrar na empresa um sistema de gestão de rega, com base no Irristrat da Hidrosoph em comunicação com o modelo SIMDualKC do Instituto Superior de Agronomia.

Dossiers

Cereais – Smartcrop

O projeto Smartcrop visa implementar um processo de produção “Smart” assente na recolha, compilação, tratamento e análise de dados.

Sugeridas

Industria Alimentar – Projecto Inov C 2020

Projecto de solução à base de algas para conservar maçã processada recebe bolsa