Hortofruticultura – Greentaste

Hortofruticultura – Greentaste

O projeto GREENTASTE centra-se na oportunidade de valorizar, na cadeia alimentar, o tomate verde que não é colhido, através da criação de um novo produto.

Estima-se, que só na campanha de 2015, exista o desperdício de 6 toneladas de tomate verde por hectare. Os resultados deste projeto servirão para criar um fermentado láctico (tipo Chucrute) que servirá de base para o desenvolvimento industrial de novos molhos e temperos.

Este projeto tem como meta aproveitar economicamente uma matéria-prima alimentar (que não sofreu qualquer processo não autorizado para a alimentação humana), e transformá-lo num preparado de valor acrescentado. Os resultados previstos têm ainda um efeito mobilizador noutras regiões e áreas das ciências agrárias.

Projeto desenvolvido em parceria pelas seguintes entidades: CCTI; Espiral Pixel; Frutomaior; INIAV; ISA/UL; ITALAGRO; Memória Silvestre; Soc. Agr. Ortigão Costa; Soluzer; Tomaterra; Soc. Agrc. Vale da Adega.

 

Comente este artigo
Anterior Hortofruticultura - Fixpomo
Próximo Efacec com lucros de 4,3 milhões em 2016 após três anos de prejuízos

Artigos relacionados

Inovação

Floresta – Nutrisuber

O projeto NUTRISUBER  pretende criar recomendações de fertilização para nutrição e fertilização do montado de sobro.

Inovação

Floresta – Wildfire protect

O projeto Wildfire Protect visa a conceção e implementação de um conjunto de ferramentas e mecanismos que visam a proteção ativa urbano-florestal.

Sugeridas

Batata Doce – BDMira

Para o aumento da produtividade da batata-doce ‘Lira’ no Perímetro de Rega do Mira (PRM), pretende-se incentivar os viveiristas e produtores a utilizarem um modelo de produção/dinâmica organizacional recorrendo a uma nova tecnologia inovadora de propagação de plantas isentas de vírus […]