Governo vai criar estatuto do jovem empresário rural para rejuvenescer população

Governo vai criar estatuto do jovem empresário rural para rejuvenescer população

DR

O Governo vai criar o estatuto do jovem empresário rural e “definir apoios associados”, para promover “o rejuvenescimento da população rural”, disse este sábado o ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos.

A medida pretende incentivar “a instalação de jovens empresários em atividades não agrícolas no mundo rural”, contribuindo para a “diversificação e estruturação do tecido económico regional”, adiantou Capoulas Santos.

O ministro falava numa sessão para assinalar os 130 anos da Escola Superior Agrária de Coimbra, que é o mais antigo estabelecimento de ensino do setor da agricultura em Portugal.

No mesmo sentido, acrescentou Capoulas Santos, será criado o ‘banco de terras’, que visa principalmente “ceder terra para exploração a jovens agricultores com formação adequada” e cujo projeto do Governo já foi enviado para a Assembleia da República.

Caso o parlamento aprove o projeto do Governo, o ‘banco de terras’ pode constituir-se como um instrumento através do qual os jovens, designadamente alguns dos que frequentam a ESAC, possam estabelecer-se como “empresários agrícolas de sucesso”, desafiou o ministro.

O Governo também está “empenhado em incentivar” a produção biológica, de modo a satisfazer a procura crescente destes produtos, afirmou Capoulas Santos.

Comente este artigo
Anterior Workshops Sistemas Globais de Rega - 28 e 29 de Abril 2017 - OVIBEJA
Próximo Alho - Cânfora dos pobres - Bruno Estêvão

Artigos relacionados

Últimas

Previsões agrícolas do INE: Boa produção de matéria verde nas pastagens em Abril

As condições meteorológicas de Abril promoveram o desenvolvimento vegetativo dos prados, pastagens permanentes (semeados e naturais) e […]

Últimas

CAP. Cheias no Mondego obrigam a olhar para problema da água

O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) disse esta quinta-feira que as recentes inundações na região Centro vieram reforçar a necessidade de olhar para o problema da água e do seu armazenamento. […]

Últimas

Museu do Côa acolhe seminário da UNESCO sobre alterações climáticas

“Territórios UNESCO e Alterações Climáticas: desafios e soluções” é o mote para o seminário a realizar no Museu do Côa, a 4 de outubro. […]