Governo retoma reinstitucionalização da Casa do Douro a partir de Setembro

Governo retoma reinstitucionalização da Casa do Douro a partir de Setembro

Ministério da Agricultura diz que está empenhado em encontrar um caminho “que devolva a Casa do Douro aos durienses, com a necessária segurança jurídica”.

O Governo pretende retomar o processo de reinstitucionalização da Casa do Douro “no terceiro trimestre deste ano”, confirmou ao PÚBLICO fonte do Ministério da Agricultura.

Na sequência do acórdão com que o Tribunal Constitucional fechou a apreciação sucessiva do decreto-lei aprovado há já quase dois anos – e no qual encontrou várias normas inconstitucionais nos Estatutos da Casa do Douro que, segundo a lei então aprovada, readquiria o estatuto de utilidade pública e de inscrição obrigatória -, o ministério tutelado por Maria do Céu Antunes diz que está empenhado em encontrar “um caminho que permita devolver a Casa do Douro aos durienses”, mas encontrando “a necessária segurança jurídica”.

“A resolução da questão de inconstitucionalidade deverá ser analisada e sanada em sede parlamentar”, esclareceu o Ministério da Agricultura, em resposta a um conjunto de questões enviadas pelo PÚBLICO.

Desde 2014 que a Casa do Douro perdeu o seu estatuto de instituição de utilidade pública, numa decisão tomada pelo governo de Passos Coelho. A privatização do organismo foi consumada num concurso público ganho pela Federação Renovação Douro, que assumiu a gestão do organismo.

A lei que está actualmente em vigor, e que pretendeu devolver a Casa do Douro à esfera pública, teve origem num

Continue a ler este artigo no Público.

Comente este artigo
Anterior Engenheiro eletrotécnico detido é suspeito de pelo menos 16 fogos incluindo o de Mação em 2017
Próximo Açores: António Ventura destaca papel dos serviços de Agricultura na Região na formação dos jovens

Artigos relacionados

Últimas

Serrão Santos pede Europa atenta a desafios sociais e ecológicos

O eurodeputado do PS Ricardo Serrão Santos, eleito pelos Açores, pediu este sábado que nas eleições europeias de maio se procure chegar a uma Europa de “agenda progressista”, […]

Nacional

Seis distritos do continente sob aviso laranja sexta-feira e sábado devido à chuva

O IPMA atualizou e agravou hoje os avisos meteorológicos para os próximos dias, colocando os distritos de Braga, Aveiro, Viana do Castelo, Vila Real, Porto e Viseu sob aviso […]

Eventos

COVID-19: Ação de informação e sensibilização destinada aos produtores agrícolas – 16 de julho

No âmbito da atual pandemia da COVID-19, a Câmara Municipal do Bombarral através do Serviço Municipal de Proteção Civil, a Autoridade de […]