Governo prolonga proibição de queimadas em dez distritos até 16 de maio

Governo prolonga proibição de queimadas em dez distritos até 16 de maio

O Governo decidiu esta terça-feira prolongar a proibição de queimadas e de queimas de sobrantes agrícolas até quinta-feira, 16 de maio, nos distritos de Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal, devido ao elevado risco de incêndio.

O despacho assinado pelos ministros da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, é válido naqueles 10 distritos de Portugal continental e é explicado com as previsões meteorológicas para as próximas 48 horas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMAI) diz que se mantém o elevado risco de incêndio na globalidade do território nacional, o que levou a um aviso à população da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) sobre o perigo de incêndio rural, bem como a um comunicado técnico-operacional da ANEPC, que determina o prolongamento do Estado de Alerta Especial Amarelo do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais naqueles distritos até às 23h59 do dia 16 de maio.

Na sexta-feira, o Governo tinha assinado um despacho que proibia a realização de queimadas nos mesmos dez distritos até hoje.

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Rádio Renascença.

Anterior ​Uma campanha pelos ares: com a época de incêndios à porta, Rangel sobrevoou área ardida em 2017
Próximo Secretário de Estado do Ambiente defende aposta na agricultura de precisão

Artigos relacionados

Últimas

Estão abertas as candidaturas ao Prémio Porco d’Ouro Zoetis Inovação

Inovação em Ambiente, Saúde Animal e Biossegurança das explorações são algumas das áreas passíveis de serem premiadas.
Até ao final do mês de abril estão abertas as candidaturas ao Prémio Porco d’Ouro Zoetis Inovação. […]

Últimas

Jungheinrich lança novo modelo do order picker EKM 202

A Jungheinrich AG lançou a última geração do seu order picker EKM 202. Com o dobro da capacidade, relativamente ao modelo anterior, […]

Últimas

“Hoje estamos ajustados aos desafios modernos”

Benvindo Maçãs, diretor da Estação Nacional de Melhoramento de Plantas
Na Estação Nacional de Melhoramento de Plantas temos o grande desafio tecnológico de ajustarmos os nossos programas às novas ferramentas moleculares e de biotecnologia. […]