Governo dos Açores e Instituto da Vinha e do Vinho reforçam cooperação

O secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou hoje, 7 de Junho, em Lisboa, que o Governo dos Açores e o Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) vão reforçar a cooperação e a colaboração para melhor responder aos desafios do sector e às necessidades dos viticultores e dos operadores económicos açorianos.

“Podemos sempre fazer mais e fazer melhor pelo desenvolvimento de um sector com grande tradição e importância económica, cultural e social nos Açores”, frisou João Ponte, apontando, como exemplo, a vertente formativa e o apoio técnico como áreas onde haverá uma cooperação com o IVV.

Formação dos técnicos

O governante, que falava no final de uma reunião de trabalho com o presidente do Instituto da Vinha e do Vinho, Bernardo Gouvêa, garantiu a colaboração do IVV ao nível da formação dos técnicos da Direcção Regional do Desenvolvimento Rural e da CVR Açores sobre rotulagem para produtos certificados e não certificados nos Açores, bem como o apoio técnico na actualização dos cadernos de especificações DO e IG, uma necessidade reforçada pelo crescimento que o sector do vinho está a registar na Região e pelo consequente aumento do número de marcas no mercado.

49 marcas certificadas

Actualmente existem nos Açores 49 marcas certificadas, das quais 14 como Denominação de Origem de vinhos brancos, sete como Denominação de Origem de vinhos licorosos, 16 como Identificação Geográfica de vinhos brancos, três como Identificação Geográfica de vinhos rosé e nove como Identificação Geográfica de vinhos tintos.

Em Fevereiro, a CVR e a DRDR assinaram um protocolo que visa o reforço do controlo que será feito pela CVR à rotulagem dos vinhos não certificados produzidos ou engarrafados nos Açores, tendo em vista continuar a salvaguardar a genuinidade e autenticidade dos vinhos produzidos localmente.

A CVR Açores já detém funções de controlo da produção, do comércio e de certificação de produtos vinícolas com direito a DO (Denominação de Origem) ou IG (Indicação Geográfica).

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Anterior Oferta de emprego - Colaborador para Tratador de animais polivalente
Próximo Grande plataforma fotovoltaica justifica a construção da Barragem do Pisão

Artigos relacionados

Últimas

Primeiro-ministro diz que agricultura portuguesa vive “belíssimo momento”

O primeiro-ministro, António Costa, visitou a Feira Nacional de Agricultura este domingo (9 de junho) e destacou o “belíssimo momento” que a agricultura nacional está […]

Últimas

Semana da Floresta e da Água na Lousã com mais de 600 visitantes


O município da Lousã encontra-se a promover, até ao próximo sábado, a Semana da Floresta e da Água, assinalando, […]

Últimas

Apoios aos incêndios: agricultores de Mação e Vila de Rei podem apresentar candidaturas até 15 de Outubro

Os agricultores cujas explorações foram afectadas pelo incêndio que atingiu diversas freguesias dos municípios de Vila de Rei e de Mação entre os dias 20 e 23 de Julho, […]