Governo destaca “trabalho exemplar” dos agricultores durante a pandemia

Governo destaca “trabalho exemplar” dos agricultores durante a pandemia

O Governo destacou hoje o “trabalho exemplar” dos agricultores durante a pandemia de covid-19, após a divulgação das estatísticas do INE, notando ainda a necessidade de implementar estratégias que assegurem a sustentabilidade do setor.

“As estatísticas agrícolas anunciadas hoje pelo INE vêm sublinhar o que temos vindo a destacar nos últimos meses: a capacidade de resiliência ímpar que o setor agrícola tem demonstrado nesta fase de pandemia. Numa altura em que a agricultura nem sempre é devidamente valorizada, este é o reconhecimento justo aos nossos agricultores, que trabalham de forma incansável e exemplar para que nada falte nas nossas mesas”, afirmou, em comunicado, a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) considerou hoje que o ano agrícola 2019/2020 evidenciou “uma resiliência que não foi patente em muitos outros setores”, num ano de pandemia com aumentos de exportações e diminuição de importações.

“A agricultura globalmente terá atravessado um ano marcado pela pandemia covid-19, evidenciando uma resiliência que não foi patente em muitos outros setores da atividade económica nacional”, pode ler-se nas Estatísticas Agrícolas de 2020, hoje divulgadas pelo INE.

O instituto de estatística salientou que, em 2020, as exportações de produtos agrícolas e agroalimentares, exceto bebidas, “aumentaram 5,8% face ao ano anterior (uma evolução contrária à redução de 10,2% registada nas exportações globais de bens)”.

As importações “diminuíram 1,8%, refletindo-se numa melhoria do saldo da balança comercial (diminuição do défice em 429,7 milhões de euros)”.

O documento revelou ainda que, em 2019, foram vendidos 2,2 quilogramas de substância ativa dos principais grupos de pesticidas por hectares de superfície agrícola utilizável, acima da média da União Europeia.

Para a titular da pasta da Agricultura, estes resultados “reforçam a necessidade de implementação de estratégias que assegurem a sustentabilidade da agricultura”.

Maria do Céu Antunes assegurou ainda que o Governo pretende aprofundar essas questões no Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC).

“As linhas de ação estão a ser desenvolvidas em estreita colaboração com o setor e com a sociedade civil e é neste espírito de cooperação que pretendemos dar resposta às três dimensões – ambiental, económica e social – da Política Agrícola Comum”, vincou.

As Estatísticas Agrícolas vêm sublinhar a capacidade de resiliência ímpar que o setor agrícola tem demonstrado nesta fase de pandemia

Comente este artigo
Anterior As Estatísticas Agrícolas vêm sublinhar a capacidade de resiliência ímpar que o setor agrícola tem demonstrado nesta fase de pandemia
Próximo Incêndios: Cerca de 40 concelhos do interior Norte e Centro e do Algarve em risco máximo

Artigos relacionados

Últimas

Entre as 21 barragens das bacias do Sado e Guadiana, 16 têm caudal inferior a 50%

Temia-se que a depressão Elsa provocasse estragos de monta na região alentejana mas ao mesmo tempo acreditava-se que a forte pluviosidade aumentasse as reservas de água nas albufeiras e charcas que se encontravam secas ou com índices muito baixos nos seus níveis de armazenamento. […]

Nacional

UTAD coordena projecto para ajudar a mitigar impactos das alterações climáticas na viticultura

Vai decorrer de 18 a 21 de Fevereiro, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Aveiro, o evento de lançamento do projecto europeu Clim4Vitis, […]

Notícias fertilizantes

ADP Fertilizantes dinamiza fábrica de Setúbal com nova unidade de produção

A ADP Fertilizantes acaba de transferir a sua fábrica de produção de líquidos claros (Nutrifluid), e foliares (Tecnifol e Profertil), […]