O Executivo anunciou que vai avançar com um pacote de medidas para combater a desertificação, recuperar os parques florestais nos perímetros urbanos e criar viveiros de plantas dunares. Estes apoios destinam-se a entidades públicas e privadas.
O Ministério do Ambiente e da Acção Climática vai destinar 45 milhões de euros na renovação e valorização dos ecossistemas. Nesta quarta-feira, o Governo apresentará o programa Resiliência dos Territórios Face ao Risco, no âmbito do REACT-EU – um programa de assistência financeira da União Europeia, adianta o jornal Público. Estas verbas têm de ser gastas até ao final de 2023 e destinam-se a entidades públicas e privadas.
João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e da Ação Climática, explica que destaca “cinco projetos completamente novos: um com 25 milhões de euros, para intervir nos perímetros florestais e nas matas nacionais, por candidatura, envolvendo proprietários e associações de baldios; o segundo, também com dimensão significativa – dez milhões de euros -, para o combate à desertificação, sobretudo ou quase exclusivamente para o Sul do país, para Sul do Tejo”.
O governante também elenca que, da quantia total, há “cinco milhões de euros para cumprir projetos de valorização dos ecossistemas dos municípios que compõem […]