O Plano compreende 6 pilares estratégicos e foi apresentado aos Parceiros Sociais na Comissão Permanente de Concertação Social no passado dia 8 de Novembro.
Saúde e Bem-estar, Autonomia e Vida Independente, Desenvolvimento e Aprendizagem, Vida Laboral Saudável, Rendimento e Economia, e Participação na Sociedade, são os seis pilares estratégicos definidos pelo Governo para comporem o “Plano de Ação para o Envelhecimento Ativo”.
No encontro com os Parceiros Sociais foi ainda divulgada a criação do Centro de Competências do Envelhecimento Ativo (CCEA), com sede física em Loulé, e recurso a financiamento do PRR, que tem por objetivo formar e capacitar todas as pessoas que lidam de alguma forma com o envelhecimento, desenvolvendo técnicas de resposta e de estímulo a formas de envelhecimento ativo (www.cceativo.pt).
O CCEA constitui um Centro Protocolar, que agrega o IEFP, o ISS, a Universidade da Beira Interior e a Associação de Desenvolvimento do Centro de Investigação e Formação Biomédica do Algarve. Encontra-se capacitado para a formação de profissionais, cuidadores informais e respetivas famílias e tem todas as condições para ser um parceiro determinante na formação de políticas públicas de promoção do envelhecimento ativo.
Artigo publicado originalmente em CAP.