Governo afirma que gestão de Espanha do caudal do Tejo “não é aceitável”

Governo afirma que gestão de Espanha do caudal do Tejo “não é aceitável”

O Governo considera que a gestão que Espanha fez durante o ano hidrológico 2018/2019 para lançar o regime de caudais anuais para o rio Tejo “não é aceitável”, noticia hoje o jornal Público.

O ano hidrológico 2018/2019 terminou em setembro e Espanha libertou uma média de 14 milhões de metros cúbicos de água diários da barragem de Cedilho, durante o mês de setembro, para que Espanha cumprisse o volume anual integral estabelecido na Convenção de Albufeira, refere o jornal.

“Portugal já referiu de forma clara a Espanha que vai reforçar a sua atitude na próxima reunião plenária da CADC (Comissão para a Aplicação e o Desenvolvimento da Convenção de Albufeira) propondo o incremento de mecanismos de controlo que permitam evitar no futuro situações desta natureza”, afirmou o MAAC citado pelo Público.

O Ministério do Ambiente e Ação Climática (MAAC), refere o jornal, afirma que “nunca se tinha atingido uma situação em que o diferencial do escoamento acumulado em junho para o integral tivesse uma diferença tão significativa, mesmo nos anos em que se verificaram condições de exceção”.

As consequências económicas, ambientais e sociais refletem-se num cenário “dramático” e o Governo português nunca recebeu explicações de Espanha, adianta o jornal.

O artigo foi publicado originalmente em SAPO 24.

Comente este artigo
Anterior Zero critica falta de planeamento sobre ocupação do Perímetro de Rega do Mira
Próximo António Costa junta-se aos “Amigos da Coesão” para rejeitar cortes nos fundos comunitários

Artigos relacionados

Últimas

Certificação da Manteiga dos Açores DOP cumpre mais uma etapa

Ultrapassada a fase de discussão pública nacional para o registo da Manteiga dos Açores DOP sem que tenha havido qualquer declaração de oposição, […]

Nacional

Planeta perde 24 bilhões de toneladas de solo fértil todos os anos, alerta ONU

Em uma mensagem em vídeo divulgada para o Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca, marcado nesta segunda-feira (17), […]

Últimas

Cotações – Suínos – Informação Semanal – 14 a 20 Outubro 2019

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas
Deu-se um ligeiro decréscimo das cotações médias nacionais do porco classe E (-3 cêntimos / Kg) e do porco classe S (-2 cêntimos / Kg) em relação à […]