Gomo e Biogomo nascem para valorizar o sabor dos Citrinos do Algarv

Gomo e Biogomo nascem para valorizar o sabor dos Citrinos do Algarv

Com as duas novas marcas, a Frusoal pretende dar notoriedade aos Citrinos do Algarve de qualidade superior e biológicos no mercado nacional, mas também além-fronteiras. Países da Europa Central são mercados prioritários

Berlim, 6 de fevereiro de 2019 – A Frusoal, organização de produtores líder na produção de citrinos em Portugal, lançou hoje em Berlim as suas marcas próprias para os Citrinos do Algarve. A Gomo é a marca destinada aos citrinos de categoria superior Premium, enquanto a Biogomo irá comercializar laranjas produzidas em modo biológico.

Com o foco na internacionalização, as duas insígnias foram apresentadas no primeiro dia da Fruit Logistica, a maior feira mundial de frutas e legumes que está a decorrer até sexta-feira na capital alemã e que atrai 78 mil visitantes de 130 países. O lançamento contou com a presença do Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos. Atualmente, perto de 25% das vendas da Frusoal, que iniciou a sua atividade em 1990 e conta com perto de uma centena de produtores associados, já são feitas no estrangeiro. Espanha, França, Alemanha, Reino Unido, Suíça e Polónia são os mercados prioritários da organização, que está também a desbravar novas geografias como Noruega e Suécia.

O lançamento das duas marcas tem como objetivo reforçar as exportações da Frusoal e valorizar o sabor dos Citrinos do Algarve, nomeadamente as laranjas de calibres superiores, assim como as de produção biológica – incluindo aquelas com classificação IGP – Indicação Geográfica Protegida. Conhecidos pela sua casca fina e intensamente colorida e brilhante, mas sobretudo pelo elevado teor em sumo de sabor muito doce, estes citrinos são produzidos em mais de uma dezena de concelhos da região algarvia.

Pelas características dos seus solos e, sobretudo pelo seu microclima, o Algarve produz citrinos de alta qualidade, com mais e melhor sabor. “Estamos presentes em mercados próximos do Centro da Europa, o que, dada a sua proximidade, nos permite trabalhar com frutas mais maduras e, por isso, com mais sabor”, destaca Pedro Madeira, sócio-gerente da Frusoal. Se é pelo sabor que a Frusoal tem conquistado mercado, a empresa sentia que ainda não havia uma marca distintiva que identificasse os gomos mais doces dos citrinos algarvios, tanto no mercado doméstico, como além-fronteiras.

 

Comente este artigo
Anterior Campo Branco: Agro-ambientais com financiamento em 2020
Próximo VIII Encontro de Produtores de Mirtilo já tem data

Artigos relacionados

Comunicados

Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP) redefine sorteio informático para ações de fiscalização

Novos procedimentos levam à redução de custos para os agentes económicos e ao aumento da eficiência do controlo e fiscalização das denominações de origem. […]

Comunicados

Setembro marca início de Roadshow Porco PT

Lisboa, 22 de agosto de 2017 – Após o lançamento da primeira marca de certificação da carne suína 100% portuguesa, a Porco PT, a Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS) prepara-se para correr o país de Norte a Sul para apresentar o projeto aos diversos agentes económicos ligados ao sector. […]

Comunicados

Campanha Solidária – Pampilhosa da Serra

A AGROMAIS, juntamente com os colaboradores e alguns agricultores organizaram uma campanha solidária para a recolha de bens, de forma a ajudar as vitimas dos incêndios de Pampilhosa da Serra.
Na sexta-feira, seguiram dois camiões com bens alimentares para os animais, de modo a auxiliar a alimentação do gado nesta zona do país que foi tao fustigada pelos fogos. […]