08 de Novembro de 2018
Futuro do regadio em debate nas XI Jornadas FENAREG
A Federação Nacional de Regantes de Portugal organiza as XI Jornadas FENAREG – ENCONTRO REGADIO 2018, nos dias 15 e 16 de novembro, em Montes Velhos, no concelho de Aljustrel, com a colaboração da Associação de Beneficiários do Roxo, associando-se assim às comemorações dos 50 anos desta obra de regadio público.
Ponto de encontro dos principais stakeholders envolvidos com o regadio e com a gestão da água, a edição deste ano incidirá sobre as políticas públicas que irão marcar o futuro do setor, num importante momento de reflexão e de definição de estratégias de desenvolvimento da agricultura e dos territórios rurais.
Durante o evento será apresentado um contributo para o desenvolvimento de uma Estratégia Nacional para o Regadio até 2050. Este elenca objetivos estratégicos para o desenvolvimento do regadio em Portugal a longo prazo, propõe critérios de orientação das políticas públicas de regadio e um modelo de financiamento para o período 2020-2050. O estudo é promovido pela FENAREG e realizado pela AGRO.GES.
O regadio público na área de influência de Alqueva será outro dos temas em destaque nas Jornadas. A FENAREG e a Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo (FAABA) vão apresentar estudo que propõe um novo modelo de gestão da rede primária e das redes secundárias de distribuição da água no perímetro de rega de Alqueva e nos perímetros confinantes e que defende uma política articulada de tarifários. O estudo é realizado por investigadores do Instituto Superior de Agronomia.
As Jornadas encerram, no dia 16 de Novembro, com um almoço comemorativo dos 50 anos do Aproveitamento Hidroagrícola do Roxo, com a presença do Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos.